AJUSTES PARA VIVER O MUNDO

“Moncks: Um dia me falaste que aquele que leu a Bíblia não poderia ser poeta...”.

– Do poetamigo I.B.V, por e-mail, em 07/04/2015.

Cuidado, há nesta tua expressão algo de preconceituoso contra o livro dos escribas bíblicos e, mais, a mim atribuído! Não adiro ao que tu escreveste acima... O que penso há alguns anos e o que devo ter dito é que "quem é aficionado aos preceitos bíblicos – como alguns crentes de igrejas e seitas fundamentalistas – dificilmente escreverá poemas com Poesia.". (Sim, porque há muitos poemas que não contém Poesia em sua estrutura semântica e estética). Bem, para mim, quem não se enlameia dos fatos e assuntos do lugar comum da vida, nunca poderá vir a escrever poemas de compreensão universalista. Voltemos ao fundamentalismo religioso: em regra, os adeptos das igrejas de alguns "pastores" somente conseguem ver à frente dos olhos pecados e proibições daí advindos, e que, por certo, não estão na Bíblia e em suas concepções de salvação espiritual da criatura humana. Sabes por que razão um poeta assim inoculado nunca poderia escrever poemas? Porque esta pessoa não consegue ver a vida como ela é e da mesma maneira que os seus semelhantes a veem, e sim como ela deveria ser segundo os preceitos religiosos, visto que O SER E O DEVER SER SÃO COISAS MUITO DIVERSIFICADAS. Vejamos: se a Arte copia a vida, neste viés fundamentalista teríamos um VÍCIO ORIGINAL E INTENSAMENTE PREJUDICIAL À POESIA, já que ela é apenas – mercê do talento de cada autor – a transfiguração da matéria da vida. Afilio-me a esta tese filosófico-artística quanto à origem da arte, em especial quanto à criação dos versos, em Poesia. Acho que agora, graças ao tempo transcorrido e aos caracteres gastos nesta explicitação, estamos pontualmente ajustados. A Bíblia é um livro de sabedoria milenar e deve merecer todo o respeito. Pode-se até divergir do que ela diz, num ou noutro ponto, porém ela é um norte para a humanidade como um todo. Afinal, o que seria de nós se não tivéssemos algumas antíteses, ainda mais quando acumuladas de sabedoria de tempo e espaço, a teor de seu escriba? Enfim, tudo o que está posto em livro, ou mais modernamente, publicado na grande rede, é para funcionar como ideia posta e passível de servir de contraponto. Assim a humanidade caminha para o horizonte. É a ideia que a faz andar. Porque a ação é a ideia em andamento...

– Do livro A BABA DAS VIVÊNCIAS, 2013/15.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/5222052