Posso tudo?
 
Versículo em destaque: “Tudo posso naquele que me fortalece”.
 
Todos os anos o governo nos paga o PIS (Programa de Integração Social), que é um benefício para trabalhadores. Há categorias que não têm direito a ele e outros o recebem conforme o dia e mês do aniversário. Certa noite, li no jornal somente a parte do texto que dizia o mês e o dia para recebê-lo e que seria pago em todas as casas lotéricas.
 
Era uma sexta feira à noite. Fiquei contente e disse a mim mesmo: Oba! Amanhã vou cedinho buscar um dinheirinho. Chegando lá, havia uma fila imensa. Perguntei a um senhor se todos estavam ali para receber o PIS e ele me informou que era porque a mega sena estava acumulada. Fiquei nessa fila por mais de 20 minutos.
 
Quando cheguei à boca do caixa, a moça me disse que a instituição não fazia o pagamento aos sábados. No momento fiquei nervoso e voltei para casa revoltado, mas aprendi uma lição: que não devemos ler apenas um pequeno trecho de uma determinada informação e sim toda ela, pois quando voltei a ler, aquilo constava ali.
 
Com a Bíblia também pode ocorrer o mesmo: quem ler apenas um versículo pode sair dizendo coisas não verdadeiras. Para compreender bem um texto é preciso ler o trecho todo e ainda o que vem antes e depois. No caso da leitura de hoje, muitas pessoas lêem e interpretam erroneamente o versículo em destaque chegando até contradizer a fé cristã.
 
Quando Paulo escreveu essa carta, ele estava preso e mesmo assim mostrava-se alegre a ponto de poder afirmar aquilo, mas ele quis dizer que era capaz de estar satisfeito em qualquer situação e não que poderia realizar coisas assombrosas quaisquer. Paulo referia-se a ter bens materiais ou não tê-los e também a viver com fartura ou passar fome. Imagino que foi uma forma de ele dizer também: se for preciso virem mais provas, que venham: Tudo posso naquele que me fortalece! Elias Torres 
 
Leia Filipenses 4. 10-19. 
Texto extraído do livro devocional o pão diário 14