E você?
 
A parábola do semeador mostra-nos quatro tipos de solo: o da beira da estrada, que é aquela terra dura e seca, o pedregoso, o espinhento e a terra boa. Eles representam as qualidades das pessoas que ouviram a mesma palavra de Deus. Conforme Jesus explicou, o solo à beira do caminho é como pessoas que ouvem a mensagem de Deus talvez até com respeito, mas tem o coração duro e não assimilam, e ai vem o diabo e toma conta de suas vidas, destruindo e arrancando todo ensinamento recebido, levando-as a desagradar a Deus.
 
Os pedregosos são aqueles ouvintes que se entusiasmam com a mensagem e se destacam rapidamente, mas talvez queiram mais liderar do que servir e, quando chegam adversidades, desistem de seguir a Jesus, arrumando várias desculpas.
 
Os espinhentos são os que ouvem a palavra, mas no dia a dia não conseguem tempo para orar e cultivar seu contato com Deus e com outros cristãos, pois ficam preocupados com o seu trabalho e seus lucros. Não conseguem maturidade espiritual porque são sempre seduzidos por outras atrações que acabam deixando o Altíssimo em segundo plano.
 
Terra boa são pessoas que ouvem a mesma palavra que os outros, mas a recebem e guardam em seu coração, dão fruto e com perseverança começam a colocá-la em pratica, permitindo que a presença de Deus transforme suas vidas.
 
O fruto é o resultado dessa atuação de Deus que converte a pessoa em uma nova criatura, um novo pai, nova mãe, novo filho, novo irmão, novo amigo e até mesmo em um novo profissional graças a um novo jeito de pensar e agir, perseverando sempre e nunca se deixando abater pelas provações dessa vida. Qual solo você é?
 
A presença e a instituição de Deus produzem excelentes frutos – se os deixarmos crescer.
 
Leia Lucas 8. 1 – 15.
 
Texto extraído do livro devocional Presente diário 15