Paulo                        
 
Leitura Bíblica: 2 Coríntios 11. 24-32.
 
O texto lido nos mostra como o apóstolo sofreu por causa do evangelho de Cristo, e isso serviu para aumentar minha fé em Jesus. Achei a sua história bastante comovente e ela ajudou em meu crescimento na caminhada cristã, pois me fez ver que todos os problemas e sofrimentos que passo são insignificantes em relação ao que ele viveu.
 
A história de Paulo é contada no livro de Atos, escrito por Lucas, que era médico, historiador e autor de um dos quatro evangelhos. Ele acompanhou o apóstolo em suas viagens missionárias e por isso seu relato é confiável, mesmo quando conta o que aconteceu antes de se conhecerem.
 
Lemos ali que Paulo viu Jesus manifestar-se em forma de luz brilhante acompanhada da voz do Senhor. Paulo era perseguidor de cristãos, mas depois que entregou sua vida a Cristo tornou-se um fervoroso missionário. Suas pregações confundiram e incomodaram os Judeus, que quiseram matá-lo. Então aconteceu algo até engraçado: ele fugiu deles dentro de um cesto descido por uma abertura na muralha da cidade ( At 9. 23-25).   
 
Daquela noite em diante, sua vida foi de perseguições e sofrimentos. Volte ao texto lido hoje no versículo 24; multiplique o número que consta ali por cinco e veja quantas chicotadas ele levou! Também por naufrágio três vezes e ficou uma noite e um dia no mar, sujeito a hipotermia (diminuição da temperatura do corpo que pode levar à morte), sem falar em todos os perigos que passou.
 
Será que esse sofrimento que você está passando chega perto do que Paulo viveu? Muitas pessoas, quando são pegas de surpresa pelo desemprego, por decepções ou enfermidades, abandonam a fé em Jesus e também a igreja. Porem, temos que seguir o exemplo de Paulo para experimentar a paz que só Deus pode nos dar. Foi ele que escreveu o versículo em destaque, mesmo estando numa prisão!
 
Versículo em destaque: Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Fp 4.4
 
Texto extraído do livro devocional Pão Diário 15