Persistir 

Leitura Bíblica 2 Reis 5. 1 – 14. 

Comentários:

Certa vez fui a um médico por causa de alguns incômodos que vinha sentindo. Ele me receitou certo antibiótico e mandou-me tomá-lo por sete dias consecutivos, sem interrupções. Tomei a medicação por três dias e parei o tratamento, voltando a ele reclamando que não tinha melhorado. 

O médico me advertiu, dizendo que eu não deveria parar o tratamento por minha conta, poderia acabar prejudicando minha saúde. Se depois do prazo estabelecido por ele não houvesse melhoras, teria de aumentar a dose e o tempo do uso do medicamento, ou trocar de remédio. Voltei a tomar o mesmo remédio corretamente, e no sexto dia já me sentia bem melhor.

Muitas vezes a ansiedade atrapalha nossos objetivos porque queremos a resposta imediatamente, mas frequentemente não é assim que funciona: temos de ser persistentes. 

No texto de hoje lemos a história maravilhosa da cura de um oficial portador de lepra. O Senhor usou o profeta Eliseu para curá-lo, mandando-o mergulhar sete vezes no rio Jordão. Ele obedeceu e foi curado da doença. É claro que o principal na atitude dele foi a humildade com que recebeu aquela instrução nada simpática. 

Foi difícil, tanto que no primeiro momento ele se revoltou contra aquilo. Entretanto, sua persistência também foi importante. Já imaginou se ele imergisse na água somente seis vezes? Nossa obediência às instruções de Deus precisa ser completa ou nada valerá. A persistência – ou fidelidade – é um elemento importante para vencer nossos obstáculos e não parar no meio do caminho. Imagino que muitas vezes Deus nos força a “mergulhar” mais vezes para não nos acomodarmos e também para exercitarmos a nossa fé.

Como chegar ao alvo se desistirmos no meio do caminho? 

Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida (Apocalipse 2. 10b) 

Texto extraído do Livro Presente diário 16