“Ah, minha angustia, minha angustia! Eu me contorço de dor: Ó paredes do meu coração! O meu coração dispara dentro de mim; não posso ficar calado. Ouvi o som de trombeta ouvi o som de guerra”. Jeremias 4:19.  
 
O profeta Jeremias sentia uma angustia tão imensa pela sua estreita ligação com o povo de Israel, que mandou muitas mensagens a esse povo, mas mesmo assim seus corações continuaram endurecidos. Sua sensibilidade levou-o até mesmo assumir as dores dessa gente. Quem, hoje em dia, gostaria de assumir as dores de um povo? Assumir as dores de um próximo já é difícil, quanto mais as de uma comunidade.
 
Conforme a leitura de hoje, percebemos que seu coração estava a ponto de explodir. Há momentos em nossa vida em que nos sentimos sufocados e com o coração tão apertado que parece que ele vai se despedaçar.
 
Muitas vezes, isso ocorre conosco porque nos preocupamos com pessoas íntimas que não estão nem aí pelos nossos sentimentos. Sentimo-nos também, pressionados no convívio social, trabalho, na família, seja pelas dores da saudade ou pelas traições e decepções. São tantas coisas desagradáveis que entram pela nossa vida, que podem fazer explodir o nosso coração.
 
Quando sentimos um grande vazio dentro de nós, não adianta sair para pescar, apesar da comprovação que essa atividade faz bem à saúde. Não adianta ir à academia, assistir a shows etc. Pois quando retornamos ao lar a realidade nos domina.
 
Para aproveitar bem essas atividades, temos, primeiro, que nos tratar internamente, emocionalmente e espiritualmente, ouvindo e praticando a palavra do Senhor. Não adianta ir a esses lugares se estivermos doentes..
 
Deus sempre vem ao nosso socorro e quando demora a responder nossa oração, certamente é para tirarmos lições da situação que estamos vivenciando. Se o seu coração está parecido com o de Jeremias, abra-se com Jesus, pois a alegria preencherá o vazio que está em seu intimo. Somente o Senhor Jesus pode nos aliviar de todas as dores, perseguições, pressões, angustias, enfermidades, luto, traições, decepções e de todo o mal.
 
 
E aí, qual é a tua dor?
Converse agora com Deus e diga a Ele o que é que está te incomodando.