A PEÇA POÉTICA É UM DESAFIO

Sim, aceito, penhoradamente, o acróstico que ora prometes com o meu nome, porém já coloco – técnica e objetivamente – o seguinte: sabias que o acróstico clássico é uma das chamadas formas fixas e que cada um dos versos componentes desta antiga forma poética tem que possuir o mesmo número de sílabas fônicas? Os acrosticistas de hoje esquecem-se disto e tudo fica como o soneto moderno, o qual, por sinal, não reconheço como tal. Dou o meu aval ao soneto clássico com suas exigências formais de encadeamento e rimas, desde que o autor o componha com o aporte de alguma Poesia, especialmente com o comparecimento das figuras de linguagem – especialmente as METÁFORAS. Fora disto, tanto o acróstico concessivo à modernidade, quanto o famigerado "soneto moderno", não são mais do que POEMAS. Ou seja, prevalece o cânone da poética contemporânea, aquela que tem a cara e o ritmo dos dias atuais, porque a arte copia a vida. E então, quero ver como te sais nesta missão, minha cara oficineira de Poesia... Cada formato poético tem suas peculiaridades. Afinal, o espírito humano sempre age com muito recato, quando lúcido. E, em Poesia, a palavra dança num baile de gala, tal como quem debuta por vez primeira. Do musical ritmo do poema ninguém esquece, porque se está nele, voejando. Afinal, do primevo passeio nas nuvens ninguém consegue esquecer. A peça poética é sempre um desafio estético...

– Do livro O CAPITAL DAS HORAS, 2014/15

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/5104919