Cíclica em espiral
O dia amanhece e logo a noite chega. O domingo raia e logo chega o sábado. O primeiro dia do mês começa e logo chega o dia 28, 29, 30 ou 31, dependendo do ano e do mês. O dia da Confraternização Mundial (1º de janeiro) começa e logo estamos soltando fogos no reveillon e tudo começa novamente num grande ciclo.
A vida é cíclica. É cíclica não em forma de círculo. Se fosse em forma de círculo, apesar das condições diferentes, estaríamos sempre vivendo o vivido, pisando o pisado, pensando o pensado, desejando o desejado, sofrendo o sofrido... Nada seria novo e viver seria uma desmotivação sem par, sem sabor, uma mesmice. Não são as novidades a maior motivação de viver?
É cíclica em forma de espiral. Voltamos, claro, mas não ao mesmo ponto, pois “o mesmo homem não passará no mesmo rio mais de uma vez”. O homem é outro e o rio outro é.
O fato de a vida ser cíclica deixa bem clara a seguinte realidade: estamos sempre tendo uma nova chance para fazer o que deveríamos ter feito e não fizemos, para não fazermos certo o que fizemos errado, para melhorar o que está bom e para tornar não apenas a nossa, mas a vida de todos os seres vivos, uma vida cheia de alegria, paz e grandes realizações.
Mais um ano letivo começa. Muitos são os desafios. Muitas as expectativas. Grandes as dificuldades.
A cada ano, a nuvem da falta de perspectiva cresce sobre nossas cabeças. Ela ameaça crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos. Ameaça, também, a natureza, cenário ímpar e necessário para a sobrevivência humana.
No contexto no qual estamos inseridos, a pergunta da hora é a seguinte: O que direção, professores, servidores, alunos e pais de alunos podem fazer para que esta nuvem seja dissipada e este seja o melhor de todos os anos, em todos os aspectos, para nossa comunidade estudantil e nossa sociedade?
Indubitavelmente, tudo será possível se cada um de per si responder SIM à pergunta: Podemos contar contigo?
Todos, como uma só pessoa, com uma só vontade, mãos dadas, cabeça erguida, olhos fitos no futuro, coração apaixonado pela vida e fé inabalável na certeza da concretização de nossos sonhos haveremos de aprender a amar, perdoar, pedir perdão, respeitar e honrar a Deus, a família, a nós mesmos e ao próximo e, assim fazendo, estaremos aproveitando mais esta oportunidade que o Eterno nos está dando para que possamos, dentro do que nos for possível, construir um mundo melhor.