PARECER E SER
Diz um conhecido provérbio "O que és fala tão alto que não consigo ouvir o que dizes".
Khalil Gibran conta que um dia, Beleza e Fealdade encontraram-se numa praia e disseram uma à outra - Banhemo-nos no mar. Então, tiraram as roupas e puseram-se a nadar.
Após algum tempo, Fealdade voltou à praia, vestiu-se com os trajes da Beleza e foi-se embora.
A Beleza quando retornou do mar, não encontrou suas roupas e por vergonha de ficar nua, vestiu a roupa da Fealdade e seguiu seu caminho.
Desde então até agora, muitos enganam-se, tomando uma pela outra. Contudo, aqueles que tinham visto a face da Beleza reconhecem-na, apesar de seu vestuário.
E os que conhecem a face da Fealdade, as roupas da beleza não podem oculta-la a seus olhos.
A verdade é que somos conhecidos por aquilo que somos, não porém pelo que aparentamos a despeito, de como estejamosmos vestidos exteriormente.
Destarte, importa mais SER do que parecer.
Cristo disse que "a árvore se conhece pelos frutos" e o ser humano por seus atos. (Mateus 12;33)
Quanto à sua contemplação (da beleza) disse o Salmista "...contemplarei tua face na justiça; e me satisfarei da tua semelhança quando acordar". (Salmos 17:15)
Portanto ser semelhante a Deus e sua justiça equivale à beleza e perfeição de SER. Este padrão se alcança unicamente pelo novo nascimento em Cristo Jesus.
Enfim, muitos diferem do que dizem ou aparentam, outros não dizem tampouco aparentam o que são.