Postalis

Para garantir a seu quadro de funcionários complementação da aposentadoria pública, em 26 de fevereiro de 1981, no governo militar do general João Baptista Figueiredo, nasceu o Instituto de Seguridade Social dos Correios (Postalis), que se tornou modelo de previdência complementar privada.

Com empréstimos limitados a apenas 15% de seu patrimônio, no primeiro ano de atividades da instituição, a Carteira de Empréstimos passou a oferecer crédito a seu quadro de participantes à taxa de 1,21% ao mês. E cerca de 23 anos depois, a carteira creditícia havia alcançado cerca de 50% de seu quadro de contribuintes.

Com a função de complementar proventos oriundos da previdência oficial, o Postalis oferece suplementação do auxílio-doença, da aposentadoria, do abono anual, como auxílio nupcial, natalidade e funeral. Até o vigésimo segundo ano de sua criação , foram usados 60 milhões de reais para pagamento de benefícios a 8.500 aposentados e pensionistas.

Os recursos financeiros da instituição de previdência complementar são oriundos de contribuições efetuadas pela estatal, pelos contribuintes e por aplicações no mercado de renda fixa e variável.

Cerca de quatorze anos depois de sua criação, em 1995, devido à situação financeira crítica da instituição, tornou-se necessário uma rodada de negociações com a ECT, que, com apoio do Ministério das Comunicações, o problema foi solucionado.

Em fevereiro de 2004, o fundo de pensão fechado reunia o contingente de 100 mil participantes, patrimônio de 1,850 bilhão de reais, e estimou o fechamento do primeiro semestre com patrimônio de 2 bilhões de reais.

E quando as aplicações por influências políticas geram prejuízos, a saúde financeira da instituição adoece.

A agência reguladora estadunidense de valores mobiliários, "Securities and Exchange Comission" (SEC), abriu acusação de fraude praticada por um corretor brasileiro de valores mobiliários que operava em Miami. Fabrizio Neves chegou a receber do Postalis o valor de 24 milhões de dólares pelo serviço de comissões, para uma atividade que exerceu durante alguns anos.

Com patrimônio de 6,7 bilhões de reais, na época, o fundo de pensão dos Correios era o maior cliente do brasileiro, com residência na Flórida, que trabalhava para a "LatAm Investiments LLC', uma corretora que posteriormente encerrou suas atividades no mercado.

Atuando com seu colega de empresa José Luna, de nacionalidade desconhecida, Fabrizio era amigo de um alto executivo do Postalis, cujo nome não foi divulgado para não prejudicar as investigações da SEC.

As transações fraudulentas causaram prejuízos aos fundos de pensão "Brasil Sovereign II Fidex" e "Atlântica Real Sovereign Fund", entidades geridas pela "Atlântica Asset Management", empresa de propriedade de Neves, e que era registrada na Comissão de Valores Mobiliários.

Segundo a SEC, desde 2005, o Postalis era cliente de Neves, por meio de sua corretora de valores, e esta passou a ser o maior cliente da "LaTam Investiments".

Operando através de contas abertas em nome de empresas que controlava nas Ilhas Virgens, Neves encheu os bolsos de milhões de dólares, cobrando taxas exorbitantes e fraudulentas, informação contida num comunicado de Eric I. Bustillo, diretor do escritório regional da SEC em Miami.

Com atuação no mercado de renda variável, o empresário Fabrizio Neves operava com sua corretora de títulos e valores mobiliários "Atlântica Asset Management". O jovem costumava promover festas e jantares para políticos, colecionava armas, sabia ser relacionar de forma brilhante com as pessoas, e construiu uma rede de influência com políticos alinhados ao poder, lobistas, sindicalistas colocados como diretores de fundos de pensão.

Em pouco tempo, o empresário e se tornou numa figura de enorme influência em Brasília, a ponto de participar de reuniões com poderosos chefões políticos sobre financiamento da campanha presidencial em 2010.

O homem do mercado financeiro galgou os píncaros do sucesso no governo do presidente Lula da Silva, período em que sindicalistas do Partido dos Trabalhadores foram nomeados diretores do Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, e Petros, fundo de pensão da Petrobrás.

Quanto ao Postalis, fundo de pensão dos Correios, que agrupa cerca de 110 mil trabalhadores participantes, foram nomeados diretores ligados ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

Por indicação de Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, o engenheiro Alexej Predtechensky foi nomeado diretor do Postalis .

Cerca de dezesseis anos antes, Predtechensky havia sido diretor da Encol, então, uma poderosa construtora de obras civis. O engenheiro tem sido acusado de haver cometido irregularidades que levou a construtora à falência .

O mandato do engenheiro findou em 2012, e para comandar o Postalis foi nomeado Antônio Carlos Conquista, indicado pelo Partido dos Trabalhadores. O Executivo havia sido autuado por irregularidades quando diretor do Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).

Com diretores nomeados por partidos políticos, o Postalis, que tem patrimônio de 7 bilhões de reais, passou a colecionar um rosário de prejuízos financeiros. Em 2012, o déficit chegou a 985 milhões de reais, em 2013, colheu 936 milhões de reais de prejuízos, e até final de 2014, o déficit foi estimado em 1 bilhão de reais.

Sobre a pessoa do jovem empresário do mundo financeiro, sabia-se apenas que morava em Miami, onde construiu uma fortuna fazendo uso do dinheiro de funcionários que contribuem para suas aposentadorias. No Brasil, Fabrizio fazia sucesso, mas nos Estados Unidos da América, estava sendo caçado pela SEC.

Conforme o blog "Acfcorreios", a revista "Época" está de posse de documentos confidenciais que refletem o tufão devastador que o empresário causou aos fundos de pensão com suas tresloucadas aplicações no mercado de capitais.

O rombo causado ao Postalis é tão profundo, que a Previc, órgão que deveria exercer fiscalização atuante junto aos fundos de pensão, avalia a possibilidade de realizar uma intervenção na instituição. No fundo de pensão encontra-se contabilizado 14 autuações, mas o rombo nunca foi estancado, continua sempre a jorrar pepitas de ouro para enriquecer gregos e troianos que comandam a política palaciana.

Na acusação impetrada em um tribunal da Flórida, em agosto de 2012, a SEC exige devolução dos ganhos, multas financeiras e inabilitação de Fabrizio Neves, o garoto de ouro endeusado por uma casta maldita de políticos brasileiros.

CERQUEIRA, RNF. Privatizações – imposição illuminati. Florianópolis: 2014. 265 p. A obra literária deverá ser lançada até janeiro de 2015.

RNF Cerqueira
Enviado por RNF Cerqueira em 03/11/2014
Código do texto: T5021571
Classificação de conteúdo: seguro