Sobre pesquisas eleitorais

As chamadas "pesquisas eleitorais" deveriam ser proibidas, pois viciam e desvirtuam o processo e interferem com a liberdade dos eleitores.
Já acompanhei esse processo: a pessoa decide votar em alguém que realmente merece. Esse alguém começa a cair nas pesquisas. Então a tal pessoa escolhe outro candidato ou candidata (em geral muito pior) e vota nele para barrar outro ou outra...
É o chamado voto útil, por natureza imoral, pois você está sufragando não quem a sua consciência aprova, mas quem você acha que pode ganhar. Ora, não devemos colocar essa tal possibilidade de vencer em primeiro plano. Em primeiro plano, importa agradar a Deus.
Não importa no caso se seu candidato ou candidata estiver com risco na pesquisa. É uma questão até de lealdade, de garantir um eleitorado mesmo para quem venha a perder aquela eleição mas que merece crédito.
O que se vê hoje em dia é uma histeria, com as prévias mandando nas eleições. Afinal, se as pesquisas já decidem quem vai vencer então para que eleições? Que se emposse então quem estiver em primeiro lugar na pesquisa e está acabado.
Mas a verdadeira solução é proibir as pesquisas, para defender a democracia, mas nenhum político fala nisso.
E não se diga que elas acertam. É claro, pois acabam provocando o resultado que anunciam, ao influenciar o eleitorado.