SEMELHANÇA FÍSICA E MORAIS

O Espírito encarnado não conserva necessariamente nenhuma relação com o anterior, no que diz respeito às condições físicas. Ele poderá vir de um outro país e até ter raça diferente da anterior. O que não acontece com as suas condições morais, que fazendo parte do seu Espírito, o acompanha onde ele estiver, neste ou em outro planeta. Seria absurdo supor-se uma sucessão de existências por uma semelhança apenas fortuita.

As condições morais podem de um a outra encarnação crescer, se o Espírito na erraticidade trabalhar para isso. O Espírito nunca retrocede de onde parou, os conhecimentos morais tende sempre melhorar.

É assim que, sob o envoltório mais humilde, pode encontrar-se a expressão de grandeza e a dignidade, enquanto sob o hábito do grande de senhor veem-se algumas vezes o da baixeza e da ignomínia.

Certas pessoas saindo de posições ínfimas adquirem hábitos e maneiras da sociedade, parecendo reencontrar-se com seus elementos. Outros, embora com educação, saindo de posições melhores, estão sempre deslocados na sociedade. Como explicar esse fato de outra maneira, senão pelo reflexo daquilo que o Espírito foi?

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 27/09/2014
Código do texto: T4978223
Classificação de conteúdo: seguro