INTRODUÇÃO 
C O N T A B I L I D A D E
Definições Básicas :
 
Contabilidade : é a ciência que estuda e pratica as funções de registro, controle e orientação dos atos e fatos de uma administração econômica..
 
Registro: é o processo de contabilizar (fazer lançamentos) das operações praticadas pela empresa, sendo que estes lançamentos irão proporcionar determinadas informações como por exemplo: o montante (total) das vendas efetuadas , os saldos das disponibilidades monetárias , o total de Duplicatas emitidas pela firma, o total das Duplicatas aceitas pela firma etc.
 
Controle: Com o registro sistemático das operações praticadas pela empresa, temos oportunidade de exercer o controle sobre determinados fatos, como por exemplo:os prazos de vencimentos das obrigações contraídas e o montante das mesmas, as operações sujeitas à  tributação etc.
 
Orientação : Exercendo as duas funções anteriores a contabilidade terá subsídios (meios) para prestar orientação aos administradores e empresários , orientação estas que irão influenciar na tomada de decisões : aos acionistas e investidores quanto ao resultado dos seus investimentos ;ao governo quanto a regularidade das operações e o recolhimento dos impostos etc.
 
CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE :        
                          
                           O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as empresas com fins lucrativos (Empresas Comerciais , Industriais etc.) ; ou não (Associações Beneficentes , Esportivas etc) e ate pessoas de Direito Público como os Estados , Municípios etc.).
 
Débito e Crédito: São as posições básicas da Contabilidade , sendo que podemos afirmar que tudo gira em torno destas duas posições . Estas expressões (Débito e Crédito), são utilizadas em lançamentos, razonetes, Balancetes e outros Demonstrativos Contábeis . No Débito temos os Bens , os Direitos e as Despesas. No crédito temos as Obrigações e as Receitas . Não devemos nos preocupar em definir Débito e Crédito , devemos é não associar estas expressões  com frases normalmente ouvidas, como por exemplo: eu tenho um débito com fulano e também abolir o pensamento que o débito é algo negativo e o crédito é algo positivo.
       Modernamente é comum afirmar que o crédito é a origem de um recurso e o débito é a aplicação deste recurso.                                 Também é comum tomar como base para entender contabilidade comparar um extrato bancário. Devemos ter em mente que o apresentado no citado extrato representa a contabilidade feita pelo banco e não a contabilidade da empresa ,ou a nossa contabilidade particular . Como exemplo podemos tomar como base um depósito em um estabelecimento bancário, pois quando a empresa deposita adquire um DIREITO sobre ao Banco (ele está guardando um valor que não lhe pertence)  ao passo que o banco contrai uma OBRIGAÇÃO , com a empresa pois ele terá que fazer a devolução do valor ,quando o mesmo for requisitado. Por este motivo as contabilizações serão diferenciadas.
 
LANÇAMENTO; é a maneira gráfica de registrar o que ocorre na firma que na maioria dos casos irá alterar o seu Patrimônio. Temos várias formas de lançamento (inclusive o com fins didáticos) existindo livros apropriados para a transcrição dos mesmos,como por exemplo: o Diário, o Razão , o Caixa etc.  A informática trouxe evolução na maneira de contabilizar e existem programas específicos que são denominados SOFTWARES. Porém devemos ter um sólido conhecimento sobre debito e crédito.
Contabilista
Enviado por Contabilista em 12/09/2014
Reeditado em 12/09/2014
Código do texto: T4959458
Classificação de conteúdo: seguro