Aos estudantes de Contabilidade


UM PEQUENO COMENTÁRIO SOBRE CONTAS
1-As contas que terminam com as expressões; a Receber ou a Recuperar ,representam Direitos ,são estáveis devedoras ,isto é apresentam sempre saldo Devedor e são debitadas quando o Direito se inicia e creditadas quando o Direito cessa.
Exemplos: Duplicatas a Receber, Promissórias a Receber, ICMS a Recuperar.

2- As contas que terminam com as expressões : a Pagar ou a Recolher ,representam Obrigações ,são estáveis credoras , isto é apresentam sempre saldo Credor, sendo creditadas quando a Obrigação se inicia e debitadas quando a Obrigação cessa.
Exemplos: Duplicatas a Pagar , Promissórias a Pagar , ICMS a Recolher, Ordenados a Pagar
.
3- As contas que representam Despesas ,que são estáveis devedoras, são debitadas quando do pagamento ou apropriação das mesmas ,sendo creditadas quando da transferência dos seus saldos para a conta Resultado do Exercício.Estas contas figuram apenas nos Balancetes, não figuram no Balanço Patrimonial .(Lembrar que conforme citado acima elas são anuladas)
Exemplos: Juros Passivos, Aluguéis Passivos , Despesas Publicitárias, Impostos e Taxas ,Despesas Gerais, Ordenados etc.

4- As contas que representam Receitas , que são estáveis credoras são creditadas quando do recebimento ou apropriação das mesmas ,sendo debitadas quando da transferência dos seus saldos para a conta Resultado do Exercício.Por este motivo elas não figuram no Balanço Patrimonial.
Exemplos: Juros Ativos, Comissões Ativas, Aluguéis Ativos, Descontos Ativos etc.

5- As contas que representam Bens , como por exemplo, Móveis e Utensílios, Veículos , Imóveis , Computadores e Periféricos são estáveis devedoras ,sendo debitadas quando da aquisição dos mesmos e creditada quando ocorre venda ou baixa nos mesmos ,isto é quando não são mais úteis a empresa.
Contabilista
Enviado por Contabilista em 03/09/2014
Reeditado em 19/06/2015
Código do texto: T4948199
Classificação de conteúdo: seguro