O QUE É DEMOCRACIA (?!) ...


 
Hoje é o que dizem ser dia branco, quando se dorme até tarde...

Para mim, o DOMINGO é o dia do SENHOR, e como é comum aos cristãos, vou à igreja... Não posso dizer que todas as pessoas devam fazer isso, afinal, ninguém deve fazer o que faço – no máximo pensar sobre as conseqüências de não fazer o que faço – mas, as leis a que estamos sujeitos nos dá o direito de fazer ou não fazer algo e, por isso entendo que ninguém deve ou pode dizer que estaria fazendo algo que prejudique outras pessoas...

Quando saía de casa, estava nas ruas um carro de som, e, em alto e bom som, estava sendo anunciado que devemos votar em fulano de tal dos grudes melados, porque teria muito trabalho realizado – e, saí pensando: TRABALHO MESMO TÊM QUEM DESCARREGA CAMINHÃO OU O PEQUENO AGRICULTOR QUE PLANTA E NÃO SABE SE IRÁ SER BENEFICIADO COM O TRABALHO...

Se o carro estivesse anunciando que o DOMINGO é o dia do SENHOR e que as pessoas deveriam repensar suas vidas, diriam que é fanatismo... MAS... no máximo alguém poderia dizer que o candidato está pagando o carro de som...

Dizem que: estamos numa democracia, onde cada um diz o que quer (?!)... E em meu achômetro, democracia não seria isso – cada um dizer o que quer (ou fazer o que quer)... na verdade, conforme a definição de democracia, no Aurélio:

DEMOCRACIA é:

1. Governo do povo; soberania popular.
2. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder.

Não temos isso por aqui, se soubéssemos o que seja uma democracia, certamente não seria gasto tanto dinheiro na campanha eleitoral, pedindo votos; antes cada candidato procuraria ser melhor patrão (ao), melhor pai, melhor mãe, melhor filho (a), melhor irmão (ã), etc...

Mas, pra não ficar apenas dizendo, mas sabendo o sentido das palavras, fui pesquisar o que seja distribuição equitativa e, vejam o que encontrei no Aurélio:

EQUITATIVO = Que tem ou denota EQUIDADE = disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um.


SE FALTARIA ENTENDER O QUE SEJA DEMOCRACIA(?!)... DIRIA QUE SIM.... PIOR: NEM MESMO EM TEORIA O SER HUMANO ESTÁ ENTENDENDO E SUA PRÁTICA, NA VERDADE, É CONTRÁRIA AO QUE ESTÁ DEFINIDO...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/08/2014
Reeditado em 02/09/2014
Código do texto: T4935127
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.