Ponto de Vista

A maioria das pessoas passa a vida buscando o seu sentido enquanto deveriam simplesmente senti-la. Sentir a vida nada mais é do que viver à sua maneira, construindo e firmando seus valores. Cada um, ao existir, escolhe sua essência através do caminho que se segue, das escolhas realizadas, das ações diárias. Alguns caminham buscando respostas que justifiquem os fatos, tentando interpretar os acontecimentos a fim de encontrar culpados e razões. A verdade é que essa busca incessante se refere a acontecimentos passados que levarão a um futuro vazio: a resposta, se é que ela existe, não mudará o que já passou. Ficar preso ao passado é perder o que está por vir. O futuro pode ser maravilhoso e só é descoberto vivendo o presente.

Tudo tem um motivo de ser exatamente como é. Pessoas se conhecem, oportunidades surgem e sorrisos se multiplicam porque uma série de fatos se desencadeia ao longo do tempo. Se um segundo da sua vida tivesse sido diferente, você não estaria onde nem como está agora. Ás vezes, algo ruim precisa acontecer para que uma coisa boa se realize. Se tudo fosse perfeito os sonhos não seriam valorizados, as dores não existiriam e a cura não seria procurada. Se tudo fosse perfeito, a vida não teria sentido, o amor não existiria.

Você não encontrará uma pessoa perfeita, e sim alguém com a combinação de qualidades e defeitos perfeita pra você. Pode aparecer uma ou várias pessoas, cada uma no tempo certo. Ser rápido ou demorado, curto ou duradouro depende dos propósitos, oportunidades e do que a vida nos reserva.

Não se compare aos outros, não tente viver a vida de outra pessoa. Não há como saber todos os sentimentos e realizações que o outro carrega, não têm como saber nem de si mesmo. Ninguém tem os mesmos amigos, a mesma família, o mesmo conhecimento e muito menos as mesmas experiências, por isso a vida de cada um é única e incomparável. Sempre terá alguém melhor diante de um aspecto, porém pior em outro. Não existe vida perfeita, o perfeito é relativo e abstrato. Busque a felicidade, escolha o que quer e dê valor ao que tem, a maioria não tem nem a metade.

O ser humano é construído por seus aspectos intrínsecos, por isso não é passível de generalizações. Não julgue quem você não conhece; não se prenda a um defeito; não insista na raiva, simplesmente ignore-a... Ninguém é melhor ou pior que ninguém, todos acabam no mesmo fim. Por que tratar as pessoas de modo diferente, baseados em estereótipos? Por que discriminar e desprezar? Semear o bem e compartilhar a felicidade é um dom que nasce com o ser humano, mas poucos são aqueles que usam ou tem vontade de usar.

Fazer a diferença depende de nós mesmos. O que se faz hoje define o amanhã.

Aprenda com o passado, viva o presente e realize o futuro... Está esperando o que?

Naiara Abreu
Enviado por Naiara Abreu em 06/08/2014
Reeditado em 07/08/2014
Código do texto: T4912633
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.