CONCURSO LITERÁRIO É SEMPRE UMA INCÓGNITA

Um concurso na área de Letras – como toda competição – é sempre uma incógnita quanto ao resultado. Nunca se sabe como o avaliador vai receber o trabalho, visto que ele não tem afetividade para com o que o autor lavrou, exceto quando há uma definição quanto ao tema ou assunto, que pode ser da predileção do jurado, e poderá obter avaliação privilegiada. Em regra, nos certames honestos, os textos concorrentes são entregues aos julgadores sem nenhuma identificação. Portanto, a peça textual submetida a exame sofrerá avaliação quanto o mérito estético dentro de critérios objetivos (se os houver) e subjetivos. Se a tua peça apresentada não foi selecionada, é porque deverá haver outra mais interessante aos olhos dos integrantes da comissão de avaliação. E os gostos variam do usual ao requintado, mesmo na cabeça do leitor qualificado. O mundo é, na verdade, um sobejo desfile de vida e morte. Somente o Absoluto nos concede vida sem avaliação. Talvez porque aposte em nossas possíveis potencialidades e sempre espere ser surpreendido. De novo me vem à cabeça o Cristo Unigênito...

– Do livro O CAPITAL DAS HORAS, 2014.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/4878877