Sobre os três mais lidos – 26/05/14

(comentários a respeito dos três textos mais lidos do Recanto das Letras em 26 de Maio de 2014)

Os textos do dia acima citado são da mesma autora, Rose Pena, e utilizo os mesmos para fazer comentários e recomendações aos leitores.

- Corrente pra trás

link: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4812414

Evitem o uso de expressões gastas como “queimar o filme”. Prefiram escrever usando outros recursos que tornem seu texto diferente. Quantas vezes vocês já não leram ou escutaram tal expressão por aí?

A comparação feita entre o valor investido na Copa e aquele aplicado por “ricos e famosos em autódromos” não tem sentido. O primeiro trata dos gastos financiado pelos cofres públicos e o segundo a um evento particular.

A utilização de frases mal elaboradas que possam dificultar a compreensão da mensagem (“e o dinheiro gasto... e o dinheiro gasto... e o dinheiro gasto... ”) deve ser evitada. E cuidado com frases deslocadas. A do segundo parágrafo (“Os protestos misturaram...”) não tem conteúdo suficiente para, somente ela, ser considerada um parágrafo, devendo juntar-se às frases seguintes, do que seria, para Rose Pena, o terceiro parágrafo.

Achismo também não é recomendado. Observem a frase iniciada com “os mascarados pegaram carona e depois de cheirar cocaína...”. Não é possível afirmar que todas as pessoas envolvidas nas ocorrências de vandalismo sejam usuárias de cocaína ou crack.

Quando for escrever sobre um assunto, faça o mínimo: leia bastante a respeito e conheça diferentes pontos de vista, para diminuir a chance de registrar afirmações equivocadas. Mas o melhor mesmo é escrever sobre o que você vive na prática, em seu dia-a-dia, como o professor que fala sobre educação e o médico sobre saúde.

Pleonasmos são uma praga mesmo. Mas com um pouco de cuidado, consegue-se evitar erros como no caso da frase “Ano passado (2013) afirmaram...”. Não seria necessário incluir a informação entre parênteses.

Encontrei uma frase de que gostei muito e concordo: “quando suas profecias furadas não acontecem, eles trocam de praga”. Outra observação interessante, ainda que a frase não esteja bem escrita: “o negócio é brigar sem nem saber por quê”.

- Mole de doer

link: http://www.recantodasletras.com.br/contos/4814880

Não acredito que exista uma “geração” que ama coisas como bíceps torneados, barriga tanquinho, boas coxas e uma belíssima bunda; mas sim pessoas que tem este tipo de gosto em diversas gerações.

Sobre a frase “ficar é parecido com namoro...”, acho totalmente desnecessária a explicação.

A respeito da informação “se lixou para o nível de ensino”, existe um erro. Ela não “se lixou” para o fato. “Se lixar” diz respeito a saber e não se importar. E pela forma como o texto está construído, dá a entender que ela ainda não estava ciente de que Dudu escrevia mal. E, cá entre nós, perder o tesão por uma pessoa que escreve mal? Isso existe? E se existe, é o caso de Andreia, a que ama corpos sarados mais que tudo? Algo não se encaixa.

Observem a frase “... se encheu das correções e vazou do verbo se mandar”. Faltou alguma coisa aí. Ou uma vírgula (se encheu das correções e vazou, do verbo se mandar) ou um parênteses: “se encheu das correções e vazou (do verbo se mandar)”.

Agora, a surpresa do texto fica por conta de “multiplicidade de orgasmos só de olhar”. “Orgasmos múltiplos” ficaria melhor. E não estou certo a respeito da existência da palavra 'multiplicidade'. Aliás, melhor não. Multiplicidade de orgasmos só de OLHAR? Benza Deus! Caso raro! E mais um indício da contradição do fato dela chegar até a se desanimar com os erros de Português do rapaz.

“Mais rigorosa que o ENEM”? Na minha opinião, o ENEM não é tão rigoroso assim. Nem no conteúdo, tampouco na segurança. Ano passado houve vazamento de gabaritos. Este ano, dúvidas e mais dúvidas sobre se as falhas vão acontecer novamente.

- Serial Killer

link: http://www.recantodasletras.com.br/poetrix/4817147

Bem criativas estas linhas. Vão agradar todos os que gostam de curtir pra valer o fim de semana. Mas eu mudaria o título.