DIGNIDADE HUMANA

A nossa dignidade existe desde que somos gerados. Ela é intrínseca em cada ser humano existente na face deste planeta. É uma das principais conseqüências de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus, a Fonte de Tudo-o-que Existe.

Entretanto, o que falta, muitas vezes, é o respeito a essa dignidade. Sempre que deixamos de auxiliar o próximo, quando nos resignamos em viver numa sociedade injusta e preconceituosa, quando aceitamos a dor, a violência, a corrupção, e todo tipo de sofrimento como algo "natural" e nada fazemos para minorá-los ou eliminá-los, nós estamos desrespeitando a dignidade dos seres humanos.

Enfim, quando infringimos a Lei Áurea instituída por Cristo, deixando de amar o nosso próximo como a nós mesmos, estamos desrespeitando a dos outros e a nossa própria dignidade.

Olhe bem para os olhos de uma criança faminta, olhe para a mãe com o filho doente sem ter como medicá-lo, olhe para o idoso que acabou de ser empurrado por alguém que não lhe dá a menor importância...

Olhe também nos olhos da jovem que passa horas trabalhando voluntariamente em uma casa de apoio para doentes terminais, olhe para o professor vocacionado que dá o melhor de si para bem educar os seus alunos apesar do ínfimo salário, olhe para a imensa multidão de pais e mães trabalhadores incansáveis em prol de suas famílias...

Todos, todos, sem exceção, têm a dignidade de serem simplesmente humanos, filhos de Deus, co-partícipes da Criação, responsáveis por mantê-la íntegra para o bem estar de toda a Humanidade.

Mesmo em situações degradantes extremas, dentre muitas, como as ocorridas com os presos em campos de concentração, e por mais humilhações que se possa infligir a outrem, nada, nada nem ninguém, jamais, terá o poder de retirar, de arrancar, de extirpar a dignidade subjacente ao espírito humano!!!

Mari Lys
Enviado por Mari Lys em 04/05/2007
Reeditado em 15/05/2024
Código do texto: T474102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.