QUAL DEVE SER O OBJETIVO PRINCIPAL DO SER HUMANO (?!) – 1 ...


 
No texto anterior: QUAL DEVE SER O OBJETIVO PRINCIPAL DO SER HUMANO (?!) – INTRODUÇÃO... Conclui, dizendo:

Nesse ponto, poderia concluir o texto, mas direi que é apenas a introdução sobre um assunto delicado que, será desenvolvido em textos seguintes...

E, no referido texto havia dito:

Em meu achômetro, o maior problema do ser humano é querer olhar a vida a partir de si mesmo – ASSIM, se coloca no centro, olhando o mundo em volta a partir de seus interesses, sem se dar conta que agindo assim, sem perceber abre espaço para o antropocentrismo...

Conforme o Aurélio, o ANTROPOCÊNTRISMO é uma atitude ou teoria que têm o ser humano como referência única, ou que interpreta o Universo em termos de valores, feitos e experiências humanas.

Como exemplo se pode ver essa atitude (ou teoria) presente em muitas coisas que fazem parte do mundo onde estamos...


Ou seja, não seria por ser cristão que evitaria a questão do antropocentrismo, porque exatamente por ser teocentrista, vejo que a nossa triste, pobre e podre sociedade é antropocêntrica...

Em outras palavras direi que vocábulos (palavras) com o prefixo TEO = DEUS terão a ver com o sentido que desejamos usar. ASSIM, TEOCENTRISMO têm a ver com uma posição contrária ao ANTROPOCENTRISMO – por isso, vejo o mundo em volta, a partir de DEUS...


Por isso, posso dizer que, a ação do ser humano é imperfeita, incompleta e sujeita a promover desajustes, desequilíbrios, desarranjos, etc...


Nem quero ficar fazendo apologismos, apenas usarei dois exemplos:

PENSE em algo simples como a água – como teocêntrista cristão, entendo que DEUS fez a água e as diversas coisas a ela referentes... Em relação a ação do ser humano, farei referência apenas ao que foi alvo de uma reportagem do telejornal de hoje pela manhã: Numa praia do Rio de Janeiro: O banho que o homem toma na paia com o objetivo de eliminar o sal da água do mar, contém entre outras coisas, substâncias provenientes de urina, deixando claro que a ação do ser humano promove “desajustes, desequilíbrios, desarranjos, etc”... diferente da ação de DEUS...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 14/02/2014
Código do texto: T4691115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.