Triste ou Feliz?
Três pacientes de um consultório de psicologia que sofriam de depressão receberam um convite para visitar um sábio doutor para que este pudesse ajudá-los com algumas palavras.
Todos chegaram no mesmo local, na mesa data, esperando encontrarem respostas para seus problemas.
Ao contrário do que esperavam, estes apenas receberam mais perguntas. O Doutor possuía o terrível costume de nunca definir nada, mas propor conceitos. Em uma semana, os pacientes tinham mais dúvidas do que respostas.
Foi quando o sábio lhes sugeriu que procurassem respostas para a seguinte pergunta: "A Vida possui mais eventos tristes ou felizes?", recusando qualquer resposta prematura em dentro de uma outra semana.
O primeiro voltou e se pronunciou:
" Depois de avaliar meu dia a dia, assim como o cotidiano alheio, pude concluir que a vida é, com certeza, formada por muitos eventos tristes e apenas alguns felizes."
E recebeu a resposta:
" Então ainda não está preparado. O olhar pessimista, ainda que com tendências realistas, poda a iniciativa pró-ativa do homem."
Ele então saiu e levou isto como lição.
O segundo então aproximou-se.
" Depois de viver o que a vida tinha de melhor, pude concluir que a Vida é sim um mar de oportunidades positivas e, assim dizendo, possui muito mais eventos felizes."
Novamente, o sábio replicou:
" Então ainda não está preparado. Aquele que só enxerga o bem se torna muito vulnerável e, assim, pode se machucar muito mais."
Dito isso, o segundo paciente saiu.
No entanto, o terceiro paciente não retornou naquele dia, nem nos dias que prosseguiram. Os demais pacientes que continuavam fazendo suas visitas semanas ao Doutor perguntaram:
" Por que ele não retornou?"
" Pois ele está pronto."
Confusos, trocaram olhares entre si e esperaram o complemento da resposta. O sábio então concluiu:
" Como poderia ele responder à pergunta se ele ainda não passou por todos os eventos da vida? A curiosidade instiga o homem a procurar o bem e o mal. Tolo é aquele que procura apenas a um e apenas em um lugar. Com sorte ele nunca mais precisará retornar a nós, pois ainda há muito para ser visto, ainda há muito para se viver, ainda há muita tristeza para superar e muita felicidade para comemorar. Não tirem conclusões precipitadas da Vida, vocês ainda a estão vivendo."