ACIDENTOLOGIA E VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO
- Mensagem -

RESPEITAR AS LEIS DE TRÂNSITO É UM GESTO DE AMOR AO PRÓXIMO E A SI MESMO.

     O NÚMERO DE VÍTIMAS FATAIS NOS PERÍODOS DE FIM DE ANO (NO BRASIL, É EVIDENTE), VEM AUMENTANDO GRADATIVAMENTE DE ANO PARA ANO: período entre 21dez11/12 = 353 vítimas fatais; mesmo período entre 2012/13 = 392 vítimas fatais.

     TOTAL DE VITIMAÇÃO (ACIDENTOLOGIA) ANUAL BASE 2013, 56.000. É COMO SE CAISSE UM AVIÃO BOING LOTADO A CADA TRÊS DIAS E MORRESSEM TODOS OS PASSAGEIROS.
VÍTIMAS FATAIS (EM ACIDENTOLOGIA, SOMA-SE A VITIMAÇÃO CAUSADORA DE MORTES EM ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS MESMO TEMPO APÓS, MAS EM DECORRÊNCIA DELE.)

     SEGUNDO ESTUDOS AS CAUSAS PRINCIPAIS: Embriaguês ao volante + velocidade + desobediência sinalização+ falta de educação social e para com o trânsito (Deontologia).  Ainda, as montadoras, altamente favorecidas e encentivadas pelo governo colocaram no último ano, nas ruas e estradas, mais de 5,5 milhões de novos veículos. - Alertando que nossos veículos são materialmente inferiores e mais caros que os dos USA por exemplo.

     Os mortos por milhão de veículos é de 3%. A Diretora da PRF, disse: "Pegamos ( por aferição) os sete acidentes mais graves neste ano (2013) e somente eles, representaram 38 mortes a mais do que no ano anterior."

     O trânsito no Brasil mata mais anualmente que somadas todas a guerras em andamento. Mata mais que somados os 10 anos da Guerra do Vietnã, com todas as minas, armadilhas, guerrilhas, armas potentes, mísseis, granadas, canhões, bombardeio das forças aéras norte-americanas e vietnamita; cujo exército possuia as armas e aviões cedidos pela URSS.
Sem exagero, nosso trânsito, excede as raias do absurdo em vitimação acidentológica automotiva. Nossas ruas (ruas não crescem de tamanho) são centenárias e do mesmo porte e capacidade viária.

     Peguem como exemplo a cidade de Ouro Preto. Aquele "monumento histórico" tombado pela UNESCO, foi fundada a 24 de junho de 1698 - chamando-se Vila Rica. Era adequada para o tráfego de carro de bois, carroças, troles e liteiras. Sua infra estrutura: seus dirigentes jamais previram, nem em divagações oníricas, que um dia fossem receber "transatlânticos" terrestres - os "super-bus"rodoviários - que invadem a colonial e barroca cidade às centenas, carregando turistas. Ainda, a cidade tem moradores  com as mesmas necessidades e que se alimentam como outros de qualquer localidade. Para isso entram pesados caminhões. As trincas e rachaduras já se fazem sentir na velha cidade, que ainda tem encanamentos de pedra sabão, sob a terra. As autoridades são proibidas - é e lógico - de mexerem ou reformarem a cidade, dado o citado tombamento.

     Isto lhes quer dizer o que? Que as cidades e estradas brasileiras (por desleixo, inaptidão, corrupção e má vontade política) as autoridades não se preocupam com o traçado das cidades, suas ruas e as rodovias federais que as interligam. E o número de veículos aumentando, como enxames de abelhas, ou nuvem de gafanhotos. As montadoras crescem numa proporção geométrica, numa simbiose escandalosa com o poder central, e as estradas e ruas quando modificadas, são em rítmo aritmético. Tal situação caótica  fará o trânsito entrar em colapso e paralização antes de se completar uma década, caso nada seja feito.




 
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 22/01/2014
Reeditado em 23/01/2014
Código do texto: T4660655
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.