ANO NOVO TUDO NOVO...
 
A vida é sempre nova, porque o Senhor renova todas as coisas, e não nos deixa parados, é por isso, que estamos a caminho da eternidade, ou seja, do Reino dos Céus, onde a verdade e a justiça habitarão conosco para sempre (cf. 2Pd 3,13).
 
Caríssimos, estamos começando um novo ano, espero que a palavra “novo” tenha pleno significado em nossa trajetória existencial durante esse novo ano de 2014 a ser percorrido por nós que aqui estamos, e naturalmente desejamos que aconteça somente o bem. O novo na vida diz respeito ao sentido que se dá à vida; quem a vive por viver, não sente o verdadeiro prazer que ela proporciona quando vivida por amor a Deus, Fonte Eterna de toda vida e felicidade. Isto porque a nossa vida, é um caminhar constante em direção à Fonte Divina que a criou e a sustenta, como o rio perene que corre sempre em direção ao mar. Sei que essa analogia natural é simples, porém, carregada de um profundo significa teológico, pois existimos porque somos obras das mãos de Deus, e é para Deus estamos indo a cada instante do nosso viver.
 
Normalmente, com a proximidade da mudança de ano, aumentamos as nossas expectativas sobre os acontecimentos que poderão ocorrer - e aqui, chamo a atenção para não acreditarmos nas falsas previsões que os charlatões de plantão, juntamente com a mídia alienante, tentam nos fazer crer. E ainda, traçamos, quem sabe, novos projetos de vida, de trabalho ou outro anseio benéfico que desejamos; prometemos mudanças de atitudes e criamos também toda uma atmosfera de melhoria existencial, dado ao otimismo que nos acompanha, visto que a felicidade é um desejo inato que carregamos nas entranhas de nossas almas.
 
De fato, quem planta o bem, isso mesmo colherá; porém, como do mal praticado nenhum bem podemos colher, evitemos toda espécie de maldade. Bem como nos ensinou São Paulo: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé”. (Gal 6,7-10).
 
Então, façamos acontecer o novo em nossa vida nesse novo ano que se aproxima, ou seja, pratiquemos o viver de Cristo com nosso viver, porque não existe o novo sem aquele que renova todas as coisas (Cf. Ap 21,5), exatamente como escreveu São João: “Aquele que diz que Nele (Jesus) crê, deve viver como Ele viveu” (1Jo 2,6), ou seja, fazendo em tudo a Vontade de Deus Pai, porque é para isto que estamos neste mundo. Quem pensa segundo a Sabedoria de Deus e obedece ao que Ele ensina em sua Palavra, este é fiel em todo o seu proceder, porque deixa Deus comandar sua vida.
 
Feliz Ano Novo!
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando,OFMConv.