A Língua Humana. Suas Virtudes e Seus Defeitos

A. Cassapian e

Antoni BigCuore*

Transcrevo a meus leitores uma matéria interessante, publicada no jornal de bairro, Norteando, à página 10, edição de dezembro de 2013, número 72, cujo autor é Antranik Cassapian.

ALEGRE: espalha otimismo; Atrevida: traz perturb

ação; Bondosa: ajuda sempre; Cruel: fere implacável; Crente: atrai pureza; Descrente: invoca frieza; Gentil: provoca reconhecimento; Honorável: provoca dignidade; Inconsciente: gera amargura; Jubilosa: espalha gratidão; Leviana: descortina a imprudência; Maledicente: cava despenhadeiros; Nobre: tece respeito; Ponderada: favorece o juízo; Sábia: ensina; Sarcástica: improvisa o desprezo; Serena: produz calma; Triste: semeia desânimo.

---------------------------------------------------------------------

Reflexão de A.BigCuore*: a Bíblia nos diz, no Livro do Eclesiástico, capítulo 30, versículos 22 a 27: “Cultivar a Alegria: Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a vida.Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti. Pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma. A inveja e a ira abreviam os dias,e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo. Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude.” ( 1 )

Quantas palavras sábias das Sagradas Escrituras!. Pena que o ser humano não se dá conta disso.

A palavra língua lembra-nos palavra; e JESUS é a Palavra de Deus, o Verbo encarnado segundo o Evangelista São João. De uma mesma boca podem jorrar bênçãos de maldições!!!. A palavra tem o poder de uma bomba atômica!

Profiramos somente palavras POSITIVAS, palavras que geram ondas de paz, carinho, harmonia e alegria. É uma questão de atitude mental. Mudarmos o nosso interior; mudar a nossa maneira negativa de pensar e dar prioridade as noticias e fatos positivos. Ou mesmo aprender a tirar sempre uma lição positiva de algum acontecimento negativo.

Meus irmãos e minhas irmãs, aproveitando que estamos prestes a comemorar o Natal, para refletirmos sobre este texto acima. Que o Espírito Santo de Deus, possa nos inspirar sempre, a fim de que a nossa língua seja um instrumento de BENÇÃOS, de paz, de harmonia, de alegria e de bom humor!!!. Pensemos nisto, pois!. Feliz Natal e um Ano Novo pleno das graças do Senhor Deus! Shalom!

--------------------------------------------------------------------

Fonte: 1 – Bíblia da Editora Ave Maria, pg. 906.

(*)A.BigCuore é escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

--------------------------------------------------------------------