A PEDRA FUNDAMENTAL

* Nadir Silveira Dias

Aos exatos cento e vinte e dois anos, dois meses e treze dias depois de plantada a pedra fundamental do Parthenon Literário espalmei a minha mão em toda sua extensão!

Do mármore branco a mão branca saiu com a palma preta de fuligem do tempo de exposição e guarda em artéria agora movimentada da capital que então não tinha mais de cerca de cinqüenta mil habitantes.

Ela foi recolhida depois da fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul ocorrida em 5 de agosto de 1920, hoje com 87 anos de história.

E está guardada no terceiro andar do Instituto sediado ao lado do terreno onde foi originariamente plantada pela Princesa Isabel, o seu consorte Conde D’Eu e os intelectuais da Sociedade Parthenon Literário. Juntamente com ela está a urna de cerca de trinta por quarenta centímetros, já aberta e vazia por ocasião do recolhimento.

Era então dez de janeiro de 1885 (10.01.1885) e nesse mesmo ano o Parthenon Literário deixa de exercer as suas atividades por falta de apoio a mais essa iniciativa da vanguardista entidade cultural.

A Sociedade Partenon Literário foi re-fundada em 19 de julho de 1997 e ainda hoje continua solicitando ao Poder Público um local para desempenhar as suas atividades.

* Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 22/04/2007
Código do texto: T459030
Classificação de conteúdo: seguro