Facilidade de governar.

Facilidade de governar. 16/112013.

Lendo Bertolt Brecht, encontrei um de seus textos (Dificuldade de governar)... e indago: por que negar o governante?

Se há governantes corruptos e falsos, é certo que há outros tantos que foram (e são) imprescindíveis aos governados... Nominá-los seria incidir em franca prolixidade... assim como descrever a imprescindibilidade da presença de governantes e governados...

Helas! Ocorre hoje, concretamente, nas “manifestações populares”, o desejo do povo sobre mudanças... e a “bandeira” é ser apolítico... Porém, esse mote se perde em si mesmo, desde que quem lhe é adepto pratica a mais pura política (Democracia Direta, ou não-representativa).

Dependendo do “tamanho” do prédio, nem em condomínio é possível exercer direitos e obrigações sem que haja alguém (Síndico) que governe ou represente as vontades dos condôminos, que, em suma, deverá espelhar o Bem Comum – que, segundo Santo Agostinho, “é o somatório do bem individual com o bem coletivo” [conceito adotado no Direito Administrativo, a propósito, como um dos elementos constitutivos do Ato Administrativo concernente à Finalidade].

Logo, tanto Brecht, quanto as “manifestações” (o Povo), ambos confundem os aspectos conjunturais e estruturais (até mesmo chamados de “permanentes” em decorrência das suas complexidades).

Bom! Quem propõe a extinção do Congresso Nacional (ou o Executivo), que proponha antes banir o Síndico do seu prédio – e veja o que acontecerá com a administração sem ninguém, em especial, para executá-la...

Bjs.

Rodolfo Thompson. 16/11/2013

PS. CONTINUEMOS POLÍTICOS... E VAMOS AO VOTO, PORQUE A PIOR DEMOCRACIA É MELHOR QUE QUALQUER DITADURA!

Rodolfo Thompson
Enviado por Rodolfo Thompson em 16/11/2013
Reeditado em 16/11/2013
Código do texto: T4573383
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.