QUEREMOS (mesmo) UMA SOCIEDADE MELHOR (?!) – 2 ...

No texto: SE QUEREMOS UMA SOCIEDADE MELHOR... Disse o que considero essa (expressão SOCIEDADE MELHOR), tanto em teoria, quanto em prática: à sociedade que apresente uma realidade menos injusta, menos excludente e menos desumana; que seja coerente e ampla em oportunidades para todos... em que mesmo o bem que uma pessoa faça, não implique consequências desconfortáveis pra outras pessoas...

Inicialmente, alguém poderia pensar que isso seria utópico demais; mas, o fato de não termos um modelo assim, tem mais a ver com individualismos, egoísmos e consumismos do que com falta de condições para tal...

Posso ilustrar a questão com o que acontece com a posse de automóveis... O dito cujo, custa caro, porque o modelo social em vigência é excludente, possibilitando que poucos tenham muito e, muitos fiquem chupando o dedo... ASSIM, enquanto alguns tem mais de um automóvel, muitos não podem ter nenhum...

Cada item pra manutenção do automóvel custa caro, fazendo com que, a pessoa sendo pobre tenha dificuldades pra abastecer o carro, pra renovar matrícula do mesmo, pra manter em perfeita ordem, etc... Nosso país se diz auto–suficiente em petróleo, mas cobra muito caro pelo valor do combustível que vende (aqui dentro)...

Um sistema social assim, favorece tanto quem vive de propinas, como quem vive de furto de automóveis... E, como diz a canção do Zé Geraldo, tudo isso acontecendo e eu aqui na praça, dando milho aos pombos...

Pra não pagar multas, tanto no trânsito, quanto em outros setores, a gente mantém a indústria das bolas ou pra não pagar a multa ao TER (por não haver comparecido as urnas), o eleitor faz o que pode pra comparecer às urnas e colocar no poder corruptos que passarão anos e anos ganhando salários e benesses do poder público e, em consequência teremos educação de péssima qualidade, sistema de saúde idem e de segurança pública, idem...


ASSIM, se QUEREMOS UMA SOCIEDADE MELHOR – 2... se faz necessário superar (inicialmente), a crise intelectual (que nos impede pensar de forma racional = inteligente), passando a admitir coisas como andar de forma correta e nos submeter a pagar multas quando assim não fizer... Entender que a multa existe, porque alguém teria votado pra que as mesma existisse e, se alguém votou tem a ver com as pessoas que elegemos pra nos representar que visaram seus próprios interesses na hora de criar ou manter tais multas...


CONTINUA...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 15/11/2013
Código do texto: T4571899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.