Perispírito

O envoltório que constitui o corpo do Espírito vai diminuindo sua materialidade à medida que o Espírito se purifica. Em certos mundos – mais avançados que a Terra -, ele já se apresenta menos compacto, menos pesado e menos grosseiro, e consequentemente menos sujeito a vicissitudes. Num grau mais elevado, desmaterializa-se e acaba por se confundir com o Espírito. De acordo com o mundo em que o Espírito é chamado a viver, ele se reveste do envoltório apropriado à natureza desse mundo.

O perispírito mesmo sofre transformações sucessivas. Eteriliza-se mais e mais até a purificação completa, que constitui a natureza dos Espíritos puros. Se mundos especiais estão destinados, como estações, aos Espíritos mais avançados, estes não ficam sujeitos a eles, como nos mundos inferiores: o estado de libertação que já atingiram permite-lhes viajar para toda parte, onde quer que sejam chamados pelas missões que lhe foram confiadas. A encarnação, como vemos na Terra, se limita aos mundos inferiores. (São Luiz em O Evangelho segundo o Espiritismo).

Cada ação indigna do Espírito atinge não somente seu perispírito, como também o físico.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 09/11/2013
Código do texto: T4563805
Classificação de conteúdo: seguro