Ainda Temos Tempo!!!!!!!!

Quem já colheu uma flor e aspirou seu perfume? É bom, não? Mas, e se não houver mais flores para colher e cheirar? Não será triste?

Quem já acordou numa manhã ensolarada, feliz da vida, correu à janela e respirou profundamente o ar (quase) puro? E se ele estiver carregado de impurezas, como será?

Quem já andou - ou tem vontade de andar - pelas matas da Amazônia, ver aquelas árvores majestosas e a fauna rica? E se ela se tornar um deserto?

Quem já presenciou um furacão, tormenta, tufão (lembram-se de Catarina, manezinhos?), e sentiu o medo de tal situação? E se eles tornarem-se constantes no Brasil?

Quem já esteve na Mata Atlântica e conheceu sua biodiversidade? E se grande parte dela desaparecer?

Quem já se banhou e se bronzeou no litoral norte? E se suas praias e ilhas submergirem?

E vocês, meus vizinhos paulistas e paulistanos, que já sofreram com chuvas torrenciais e alagamentos, sabem que as enchentes podem ser freqüentes?

Para quem, agora, estiver pensando que tais indagações são devaneios de escritora, eu pergunto: e se tudo isso for verdade? Se eu disser que já está acontecendo, que é tudo conseqüência do aquecimento global, que por sua vez, é conseqüência da irresponsabilidade do progresso desenfreado, desde a I Revolução Industrial? Acreditam agora?

Esse calor abrasador, resultado do buraco na camada de ozônio, que se fez pela constante emissão de gazes poluentes, principalmente o CO2, emitido pelos escapamentos dos zilhões de carros circulando há um século pelo mundo é prova suficiente.

- Usem mais as bicicletas.

- O quê? Eu, ir à minha empresa de bicicleta? Imagine!

E o buraco vai aumentando... devido à ignorância e falta de vontade dos povos.

Vocês podem dizer: que culpa tenho eu?

Todos temos um pouco de culpa; principalmente as grandes industrias; produzem poluição sem se preocupar com o impacto causado. Quem deu atenção ao Protocolo de Kioto (hoje, tão obsoleto...)?

Degradam o ambiente e, para ganhar tempo e ludibriar a natureza, encomendam pesquisas sobre o impacto ambiental causado pelas produções industriais, para constatarem o óbvio: o planeta está morrendo!

As grandes indústrias, juntamente com os governos imperialistas, lançam-se na atividade incessante de produzir, crescer, desenvolver, progredir, sem dar atenção à Natureza. Com isso, não percebem que estão destruindo-a; aonde pensam que verão sua riqueza?

Mas isso é problema deles. Quanto a nós, façamos a parte que nos cabe: plantar arvores, andar a pé e de bicicleta, parar de fumar, reciclar e reaproveitar o que é possível, evitar carne vermelha (o gado também é poluidor em potencial!), economizar energia e, sobretudo, sabotar o capitalismo!

Compreendo serem medidas drásticas em nossos hábitos de vida, porém, não se compara a sofrer as conseqüências do aquecimento global. A sobrevivência da humanidade depende da coragem de nossas decisões atuais. Fé e coragem para todos!

18 de março de 2007.

* Com base em reportagens extraídas das revistas:

- Super Interessante, nº. 237, março de 2007.

- Mundo Estranho, n.º61, março de 2007.

Fernanda Reis
Enviado por Fernanda Reis em 18/04/2007
Código do texto: T454341
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.