Sonho e realização
“Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida. ”
Fernando Pessoa
Há muitos anos atrás tinha um sonho: trabalhar num lugar em que a natureza me alimentasse, as crianças me dessem esperança, a simplicidade fosse meu maior desejo de consumo, o calor humano me aquecesse em dias frios, as árvores majestosas me refrescassem em dias de calor.
Era muito jovem. Nesse momento apesar de conhecer esse lugar todas as circunstâncias me impediram de concretizar esse sonho. Hoje sei não era o momento certo para isso. Teria sido muito fácil e talvez isso me levasse a não valorizar tanto a conquista.
Saí em busca de encontrar em outro lugar o que aqui não conseguia, porém nunca admiti nem me resignei que meu sonho era apenas um sonho. Trabalhei com crianças, com jovens, com pessoas sadias, com doentes, em lugares majestosos e também humildes, sempre tentando encontrar nesses lugares nem que fosse só um dos objetivos que tanto desejava.
Minha caminhada foi longa, muitas vezes tive medo, insegurança, sofri, algumas vezes perdi outras ganhei, conheci pessoas, mas, sobretudo tive um grande e imensurável aprendizado.
Mais de 25 anos depois aqui estou. Na próxima semana estou indo trabalhar nesse primeiro lugar que tanto sonhei e nunca perdi a esperança de um dia estar lá e, acredito que essa seja a hora certa, pois hoje valorizo ainda mais a luta e na época, talvez considerasse apenas ser apenas uma casualidade, ser uma sortuda e merecedora de tudo receber.
O acaso para mim não existe. Quando obtemos algo de que verdadeiramente desejamos, não é o acaso que tal proporciona e sim nossa persistência e, sobretudo a fé que Deus está nos guiando.
Como disse Victor Hugo; “Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã”.