Fluido universal

Os Espíritos nos ensinaram que Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. O fluido cósmico universal, é a matéria elementar primitiva, causa primária de todos os demais fluidos: magnético, elétrico, espiritual, vital, etc. As modificações e transformações do fluido cósmico universal dão origem a inumerável variedade dos corpos da natureza. Como princípio elementar universal, se apresenta em dois estados distintos: o de eterização ou de imponderabilidade, que se pode considerar como estado normal primitivo e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consequência do primeiro.

O fluido vital, ou princípio vital, é aquele que fornece a vida para os corpos orgânicos. O Livro dos Espíritos na pergunta 66, afirma que o princípio vital é o mesmo para todos os seres orgânicos, sofrendo modificações segundo a espécie. “É ele que lhes dá movimento e atividade, e os distingue da matéria inerte; pois o movimento da matéria não é a vida; ela recebe esse movimento, não o produz.” Na resposta dada a Kardec, o Espírito Superior destaca que a matéria inerte não tem movimento, mas não diz que não tem vida. Diz que o movimento é fornecido pelo fluido vital.

Na pergunta anterior, de número 65, o Espírito superior diz: “Ele tem como fonte o fluido universal; é o que chamais fluido magnético ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o liame entre o Espírito e a matéria.” A vida independe do pensamento e da inteligência, que são atributos do Espírito, mas ela só existe na presença do fluido vital.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 29/09/2013
Código do texto: T4503628
Classificação de conteúdo: seguro