DIÁLOGO ENTRE CRIADORES

Estimado poetamigo! Obrigado pela partilha. Vou examinar a peça textual assim que tiver tempo. Peço que compareças aos meus textos e deixes o teu comentário, porque esta é uma via de duas mãos, e a interlocução é que nos fará mais próximos e propiciará maior intimidade intelectual e artística. Tanto tu quanto eu, necessitamos descobrir (e abrir) os códigos específicos de criação, de um e de outro. Sem estas descobertas não cresceremos, mesmo que a análise seja objetiva e importante. E é a interlocução que demonstrará o que entendemos do texto. “A discussão faz a luz” é brocardo que nos acompanha desde que abrimos os olhos para o conhecimento. Assim se dá o diálogo entre os “condenados ao pensar”... Até admito que no momento, estou mais afeito à análise literária e poética, porém o que mais importa é o cabedal humano de um e outro. A possessão frente à criação, o enfrentamento de nosso estro, é sempre um obstáculo... De nada adianta fazer algumas observações sobre o texto, se não soubermos como ele calha na intimidade intelectual do autor analisado, e o que houve de efetivo após a recepção da notação crítica. Só loas e elogios de nada adiantam. O costumeiro "tapinha nas costas" não leva a nada, nem tampouco o exagero crítico... "A virtude está no meio e não nos extremos", diziam os latinos com sua proverbial sabedoria. Não me leves a mal pela sinceridade...

– Do livro A FABRICAÇÃO DO REAL, 2013.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/4496842