ANARQUISMO
ANARQUISMO
Pense se alcançassemos à este nível de evolução cultural, intelectual, político e social? sem falar na conscientização, porque seriam respeitados em cada um de nós a nossa consciência, de promover o bem, a satisfação pessoal em função do todo, todos por um e, um por todos, aí sim seria o verdadeiro respeito ao indivíduo, sem o desespero da competição, da posse da superioridade, da posse da inferioridade, sem discriminação, sem preconceitos, sem cultos pra transferir nossas responsabilidades, por uma liberdade falsa e cheia de culpados, cuja(liberdade sem responsabilidade, lei sem justiça), só dar cria de pessoas fracas, hipócritas, sem caráter e medíocres....UTOPIA? sonhar vale a pena sim:
Anarquismo pode ser definido como uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.
O anarquismo é contrário a existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado.
Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.
O movimento anarquista surgiu na metade do século XIX. Podemos dizer que um dos principais idealizadores do anarquismo foi o teórico Pierre-Joseph Proudhon, que escreveu a obra "Que é a propriedade?" (1840).