A liberdade de recomeçar

O recomeço da encarnação nada mais é do que o aperfeiçoamento do ser humano. Ele prevê em linhas gerais todos os acontecimentos que poderão ocorrer no mudo físico. “Escolhestes apenas o gênero das provações. As particularidades correm por conta da posição que vos achais; são, muitas vezes, consequências de vossas próprias ações. (...) Previstos só são os fatos principais, os que influem no destino (...)” .Independentemente de o Espírito ter elaborado ou participado do próprio planejamento reencarnatório não há garantias de que ele seja cumprido total ou parcialmente. “(...) sabemos haver Espíritos que desde o começo tomam um caminho que os exime de muitas provas. Aquele porém que se deixa arrastar para o mau caminho, corre todos os perigos que o inçam (...)”.

O planejamento reencarnatório está ligado às consequências do uso do nosso livre arbítrio. Se for usado de forma incorreta repetidas vezes, restringe a nossa capacidade de opinar. “Efetivamente, logo após a morte do corpo físico, sofre a alma minucioso processo de purgação, tanto mais produtivo quanto mais se lhe exteriorize a dor do arrependimento, e, apenas depois disso, consegue elevar-se a esferas de reconforto e reeducação. (...) Passado esse período de perturbação espiritual, tão logo revele os primeiros sinais de positiva renovação para o bem, registra o auxílio das Esferas Superiores. (...) todavia, as lembranças dos erros voluntários, ainda mesmo quando suas vítimas tenham já superado todas as sequelas dos golpes sofridos, entranham-se-lhes no espírito por “sementes de destino”, de vez que eles mesmos, em se reconhecendo necessitados de promoção a níveis mais nobres, pedem novas reencarnações com as provas que carecem para se quitarem consciencialmente consigo próprios (...)”.

Evolução em Dois Mundos. André Luiz. Sementes de Destino. Os que não podem opinar: Os que estão no início da evolução, os portadores de grande perturbação espiritual, os temporariamente impedidos de opinar o próprio planejamento. Nesses casos, a experiência reencarnacionista é tutelada por Espíritos esclarecidos e apresenta caráter de compulsoriedade. “As reencarnações se processam, muita vez, sem qualquer consulta aos que necessitam de segregação em certas lutas no plano físico, providências essas comparáveis às que assumimos no mundo com enfermos e criminosos que, pela própria condição ou conduta, perderam a faculdade de resolver quanto à sorte que lhes convém no espaço de tempo em que lhes perdura a enfermidade ou em que se mantenham sob as determinações da justiça.”

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 11/09/2013
Código do texto: T4476792
Classificação de conteúdo: seguro