Prêmio Nobel do Dever
Em um mundo onde se dá um prêmio (Nobel) para quem pratica a paz e a caridade, não se poderia esperar, mesmo, que ajudar o outro fosse algo comum.Mas, nem tudo que não é comum, também não é natural.Ajudar alguém (gente, bicho, planta, mineral...) é, antes de tudo, uma oportunidade; e, se for pra ser mais claro e contundente, é (sim) um dever.Senão, vejamos!...Basta nos olharmos no espelho (com sinceridade) que veremos quantos erros já cometemos na vida; e quantos cometemos diariamente.Lembrando que deixar de fazer o bem, já é um mal...deixar de acertar, um erro em potencial.E, mesmo assim, o sol nasce todos os dias; a chuva cai; o vento sopra; o alimento vem à mesa (quando vem); e nenhuma distinção é recebida por base dos nossos atos feitos ou deixados de fazer; bons ou ruins.Não somos então ajudados pelo perdão diário?...pelo reinvestimento cotidiano que recebemos (nós que falimos sempre)?...pela saúde que luta para se manter (nós que a maltratamos tanto)?...pela natureza que combate a destruição (que tão bem sabemos fazer)?...enfim, isso tudo não é uma ajuda?...Será que saberíamos e poderíamos saldar tudo o que devemos (para a natureza, para a vida, para os viventes, para Deus)?...Será que quem é ajudado tanto (e por tanto tempo) não deveria encarar a ajuda (tão pequena) que faz como um dever?...Afinal, quando ajudamos alguém (ou algo) estamos colaborando com quem?...Não é com quem está abaixo de nós (em algum sentido)?...Ou seria possível (ou provável) ajudarmos quem está além; acima de nós (em algum sentido)?...E não é isso que acontece quando recebemos a ajuda diária da Natureza, da Vida, de Deus (use a palavra que melhor lhe agradar)?...E por que será que essa ajuda vem?...Porque o Amor obriga (numa total manifestação de liberdade) a ajudar quem (ou o que) precise de ajuda!!!...E isso é feito pelo prazer, pela oportunidade, pelo direito, pelo dever de se ajudar.
Por isso, da próxima vez que surgir uma oportunidade (e ela surge sempre, todos os dias...basta querer enxergá-la) de ajudar algo ou alguém, faça!...Mas, faça de uma forma que não lembre um trabalhador que está se sacrificando, dando o seu suor, por uma recompensa no final do mês!Faça, mas, não como o candidato que usa o bem que é feito para lhe trazer um bem maior (na sua opinião) no futuro!Faça, mas, diferente daquele que precisa de uma platéia para satisfazer o seu orgulho (muito maior que a solidariedade prestada)!...Faça sim, mas, preserve o ajudado da humilhação de ter que reconhecer (ou ser reconhecido) publicamente a sua condição inferior (em algum sentido)!...Ou seja, ajude pelo ato em si; sem esperar nada em troca; nada de Deus (que já nos dá tanto, sem usar a base de troca para isso) e, principalmente, nada dos Homens.Porém, lembre-se (e creia!): há uma Lei de Causa e Efeito (chame de karma, se quiser) que nos devolve tudo aquilo que praticamos.E, fatalmente, nos será devolvido também (chame de Dharma, se quiser) o bem praticado.Então, preciso te dizer : quem ajuda, está ajudando a si mesmo!...e quanto menos quiser em troca, mais terá...porque mais amor possui, aquele que ajuda com menos necessidade de ser retribuído...e quem mais possui, mais dá...e quem mais dá (por uma questão de lei cósmica), também, mais recebe.
04-09-2013