A FUGA DO JAGUAR - O LIVRO

Toda cidade tem uma praça. Qualquer bairro ostenta um ambiente para o qual convergem os habitantes, mesmo que não possua status de praça. Mesmo não sendo gramada, ornada com árvores e flores. Pode ser um simples descampado onde se joga bola aos domingos, à noite acontecem encontros furtivos de namorados e as crianças correm ludicamente.

A área a que chamavam praça estava na iminência de deixar de existir. Seria destruída, escavada, revolvida, implodida. Estava sujeita a virar voçoroca, charco. O troar ensurdecedor das máquinas, bate-estacas, pás, picaretas, telas de arame, vergalhões suscitava uma conturbação.

As falações do povaréu eram diluídas pelo barulho. Ficava apenas uma indecifrável celeuma no ar. Os golpes das marretas feriam o solo e o juízo das pessoas.

A movimentação e a excitação podiam não passar de um conjunto de fatos corriqueiros. O inusitado que estava a se desenrolar ficaria por conta da relação que o ambiente traçaria entre o passado e os fatos que estariam por vir.

Aos finais de semana jovens e adultos passavam o dia jogando bola. O playground das crianças, os encontros lúbricos deixaram de ocorrer, descaracterizando-se depois que o local virou palco de acontecimentos tenebrosos. Ao anoitecer uma face medonha se revelava. Sujeitos de má índole praticavam atos abomináveis. No soturno os episódios torpes se tornavam mais claros(...).*

*Apresentação do início do 1º capítulo de A FUGA DO JAGUAR.

O leitor pode visualizar a edição no link:

http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1375664050056

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 28/08/2013
Código do texto: T4455426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.