MUDAR PRA MELHOR NÃO CUSTA CARO – Parte 2 ...


Vivemos num momento complicado: Por um lado, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída se acha desenvolvida... E por outro lado, essa mesma sociedade (que chamo de pós–superficial) apresenta índices de desenvolvimento humano que deixam a desejar...

ASSIM, é a odisséia do ser humano: Aparência de luxo, atolada no lamaçal de miséria...

Em meu achômetro, MUDAR PARA MELHOR NÃO CUSTA CARO e, foi o que disse no texto anterior (que estou repetindo abaixo), antes de ilustrar a questão com outros exemplos):

No texto anterior: QUEM SABE FAZENDO UMA PAUSA PRA DESCANSO (?!)... disse:

Não é possível que a gente viva feito estranhos que moram no mesmo prédio ou como o cidadão que encontra um conhecido apressado e pergunta para onde vai com tanta pressa e, escuta: NÃO SEI... SÓ SEI QUE JÁ ESTOU ATRASADO...

E, cá entre nós (e os demais leitores do texto), a desculpa mais esfarrapada do ser humano é achar que as coisas não estão bem por falta de condições sócio–econômicas e culturais... Entendo que cada caso é um caso e, em determinadas situações, isso tem a ver, mas ao menos na maioria absoluta dos casos MUDAR PRA MELHOR NÃO CUSTA CARO...

Pra ilustrar a afirmação de que, ao menos na maioria absoluta dos casos MUDAR PRA MELHOR NÃO CUSTA CARO... Posso apresentar o exemplo do que acontece com as estradas mal conservadas do país... Onde o que mais se vê são veículos transitando... Sobre o preço de cada veículo se paga impostos e a cada ano (no momento de renovar a matrícula) recolhe uma parte pra conservação das estradas. O problema é que o governo (se é que se deve chamar de governo) desvia o motivo do uso (muitas vezes usando o que é pra conservação de estradas, em outros gastos) – Isso dentro do que é lícito... E, se fosse falar sobre as pizzas, maracutaias, fraudes e outras formas de corrupção...

No texto seguinte, poderei citar, outras coisas (na vida) que abrem espaço pra uma vida de qualidade inferior...


E, pode ser que muitos não concordem, mas cá entre nós, parece uma coisa inútil achar que no momento atual se enfrenta desafios... Cada caso é um caso, mas geralmente, a maioria dos problemas é resultado da forma de organização social (em vigência)... Certamente, no primeiro momento irá parecer... mas, uma análise mais cuidadosa demonstrará que, o ser humano, geralmente, é comodista e hipócrita em busca de status social...

Qualquer disputa eleitoral, apresenta dezenas e dezenas de candidatos dizendo que querem representar o povo quando na realidade estão querendo se arrumar (como dizia o personagem Justo Veríssimo, do saudoso Chico Anísio)...

Mas, saindo do âmbito do serviço público (da ilustração anterior), vamos ilustrar a questão: MUDAR PRA MELHOR NÃO CUSTA CARO... com um exemplo privado:

Pense que, muita gente passa fome (por falta de alimento), quando prateleiras de supermercados estão cheias de produtos... Não quero sugerir que a solução seria o que alguns movimentos fazem, estou dizendo que o escoamento da produção (usando um termo mais chique: a logística), submete a necessidade do cliente ao lucro de empresários, de forma que o empresário sempre disponha de estoque independente da panela do pobre...

Inclusive, algo que quase ninguém fala, ou pelo menos a mídia não abre espaço pra falar sobre isso, é que, se o ser humano não fumasse, não bebesse, e ao invés disso se alimentasse melhor, teria o corpo resistente a doenças ou enfermidades... Assim, com um corpo mais forte e saudável, resistente a muitas doenças e enfermidades, naturalmente gastaria (ou não) com a aquisição de remédios e medicamentos...

Ou seja: Mais uma vez, é possível ver o lucro de empresários ser prioridade ao invés do bolso e da barriga dos explorados...

Na continuação da questão poderemos apresentar outros exemplos do que é a questão: MUDAR PRA MELHOR NÃO CUSTA CARO...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/07/2013
Código do texto: T4401946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.