POR QUE PRODUZIR NÃO É TUDO (?!) ...


No texto anterior: PRODUZIR NÃO É TUDO... (Que estou repetindo na íntegra), afirmei:

Considerando sobre a questão de produzir textos, entendo que alguns autores acham que escrever seria tudo e, pode ser importante, mas não é tudo (não é essencial)...

A questão pode ser aplicada a qualquer área da vida (não apenas a arte de escrever), mas, falando sobre escrever, estarei ilustrando o problema com o que entendo e, o leitor poderá fazer a devida aplicação a outras coisas que seja conveniente...

Lembro que uma área em que se pensa que produzir seja tudo, é na área musical... Certa vez assistia a uma espécie de show gospel, e a pessoa que cantava (interpretando várias músicas) declarou: Essa é de meu novo CD, e, aproveitou aquela oportunidade pra divulgar o novo CD como se fosse a coisa mais importante do mundo e, cá entre nós, é preciso que de forma equilibrada se tenha em vista que qualquer produção é sim, importante, mas pode ser que não seja essencial...

AFINAL, é preciso ter em vista que a vida não é um palco onde o ser humano seja apenas plateia... É isso que tem feito com que o modelo social em vigência leve o ser humano a sentir–se sozinho na multidão...


Em meu achômetro, produzir é importante, tanto que nem todos conseguem produzir; tendo pessoas que arranjam a justificativa sobre o costume de não fazer nada: NÃO ESTOU FAZENDO NADA PARA NÃO SER PRESO...


MAS, cá entre nós, se a vida implica movimento, ação, ou que palavra se use para significar a questão; a palavra VIDA não é um verbo, mas tem tudo a ver com o significado de palavras que implicam ação, movimento, etc...


CONTUDO, produção implicando em ter vida (pois quem não tem vida nada produz), e apesar da produção ser importante, é preciso entender que ainda que a produção seja importante, não será tudo... Por exemplo, quando produzo algo, dependo de que pessoas possam ter acesso ao que produzo e possam de alguma forma desfrutar daquilo... SE não, ainda que o objeto esteja bem produzido servirá apenas de enfeite, num local qualquer, mas, sem finalidade alguma...


Em outras palavras, produzir significa ação mútua, reciprocidade, troca... Ação, reação, interação e, quando a produção cumpre essa finalidade, a sociedade fica melhor... Temos o modelo social do jeito que temos, exatamente porque é feito considerando características das pessoas que são responsáveis pela produção – geralmente individualistas, consumistas, materialistas, exclusivistas, ou que ista quisermos usar...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 13/07/2013
Código do texto: T4384868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.