APRENDER E ENSINAR A VIVER – I ...


No texto anterior: APRENDER E ENSINAR A VIVER – Introdução ao Tema... Iniciando o tema, disse:

Em meu achômetro, a vida encerra um QUE de desconforto e, em outras palavras, o maior (dos desconfortos) é que o ser humano (em sua maioria) ainda não entende que viver consiste em aprender a viver enquanto ensina (inclusive, viver implica: ensinar a aprender e aprender a ensinar)...

Sentindo o dilema, estamos introduzindo o tema que poderá ir sendo melhor definido, entendido, ou similar, à medida que o assunto for sendo desenvolvido (através de textos)...


Prosseguindo, direi: A realidade (em vigência) demonstra que por um lado o ser humano não se preocupa em aprender ou ensinar o que sabe, limitando–se a aproveitar a vida e, dependendo do contexto, esse aproveitar a vida leva ao caos...


A questão não deve ser aproveitar a vida, mas viver de forma a assimilar o que é possível aprender e, ensinar o que aprende, ao passo que vai seguindo pelo caminho...

Um dos dilemas mais acentuados é que o ser humano ainda esbarra num desafio: Acha que ensino somente acontece se for através da relação aluno–professor, quando essa relação se refere apenas ao banco de escola e, a vida é mais que uma escola, considerando que, geralmente, o mesmo ser humano acha que escola seria apenas onde houver um prédio destinado a isso...


Portanto, APRENDER E ENSINAR A VIVER é a chave que melhora a vida, podendo torna–la saudável e diferente da realidade caótica que temos em nossa época quando o ser humano ainda depende de coisas como brigar pra ter sossego ou como dizem, fazer guerra pela paz..
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 27/06/2013
Reeditado em 27/06/2013
Código do texto: T4360391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.