SIGNIFICANDO ALGO (na prática) ...


No texto anterior: QUANDO SIGNIFICO ALGO... Disse:

Pra começo de conversa, DEUS e os assuntos relacionados a ELE, é um dogma. Conforme o Aurélio: DOGMA = Ponto fundamental e indiscutível de doutrina religiosa e, por extensão, de qualquer doutrina ou sistema. Ou seja: A questão é simples: Não adianta uma pessoa querer impor (por livre e espontânea pressão), o objeto de sua fé ou crença, as outras pessoas... ANTES, deverá dizer em que tem fé (e em que crê) e por quê... Nunca querer que outras pessoas apenas sejam recitadoras do abc que elas aprenderam a recitar... Como papagaios que aprendem a falar as palavras que alguém lhes ensina (por repetição) ou como lagartixas que andam balançando a cabeça (mesmo que alguém conte a mesma história (com versões antagônicas)...

Em meu achômetro, a decisão por seguir (ou não seguir) deve ser pessoal, individual, particular, intransferível, ou que palavra seja usada pra significar a opção de alguém por um dogma...

O fato é que, por mais que uma pessoa se esforce, jamais fará com que outra assuma seus dogmas com convicção... E, infelizmente, muito se faz em nossa época como se isso fosse possível, conveniente ou seja lá o que se queira...

Vale salientar, considerando o que se faz em nome da religião, tanto por quem se posiciona a favor ou por quem se posiciona contrário, que em ambos os grupos tem pessoas equivocadas, que deveriam rever os conceitos, princípios e valores que (segundo elas) seriam corretos – E, afirmo isso, sabendo que (essa forma de pensar) pode ser distorcida...


SIGNIFICAR = (conforme o Aurélio) 1. Ter o sentido de querer dizer; exprimir. 2. Ser sinal de; denotar. 3. Traduzir–se por.

SIGNIFICAÇÃO = 1. O que as coisas querem dizer ou representam; 2. O sentido da palavra; significado.


ASSIM, este texto, poderia ter por título: DIZENDO ALGO (na prática)...


DIZER ALGO (Na prática), terá a ver, muito mais com a necessidade (carência) de informações do mundo (que está fora da pessoa), do que com interesses particulares da pessoa... Em outras palavras: Terá mais a ver com a necessidade do todo que com interesses específicos e individuais de alguém...

Ou seja: Tomando como exemplo, a questão da vida transcendental (espiritual) de alguém, tem mais a ver com explicar o que é do que com o vem cá... Em outras palavras, o ser humano, independentemente de qualquer coisa, tem vida espiritual (transcendental), não estou me referindo a adotar (ou ser) da religião que faço parte; do que ser parte de meu grupo com o objetivo de que eu tenha um grupo mais numeroso que o grupo de outras pessoas...


Lembro que, certas vez, estávamos conversando e um irmão na fé contava suas proezas no sentido de haver visitado o município tal e haver feito tantas conversões... E, perguntei: E agora, como está a comunidade lá, naquele local??? Ele disse: Não sei, porque não voltei lá...

Um problema em nossa época, é exatamente esse... Tanto o comércio, quanto os demais segmentos consideram resultados por volume (quantidade), em determinado momento; Ao invés de considerar resultados por passar a acompanhar a partir de determinado momento, com êxito (ou sem êxito)...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 22/06/2013
Reeditado em 22/06/2013
Código do texto: T4353059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.