CARTA ABERTA PELO BOM SENSO ...


Bom Dia!!! Parece que as coisas estão voltando ao normal!!! Dizem que após o temporal vem a bonança... E, se essa tal bonança vier de ônibus coletivo poderá pagar R$ 0,10 a menos (dependendo do local)....

Cá entre nós: Nosso país está construído em cima de alicerces de injustiça social e, por isso, tem sido comum alguns com muito, explorando muitos com pouco ou sem nada...

Mudar um alicerce assim, é complicado, porque analisando a história, é possível ver que ao longo do tempo os poucos que tem muito, acumulam muito mais, usando de sabedoria para explorar os muitos que têm pouco ou os que não tem nada...


Entende–se, que, por um lado é necessário PROTESTAR, e, por outro lado, é essencial construir a vida com alicerces sólidos (e nosso país vive de aparências)... Nesse ponto, alguém poderia querer saber qual seria a saída???


Antes de responder, vamos rever um pouco da história recente do país:

PRIMEIRO: Após a ditadura militar, a população começou a votar e ter liberdade pra fazer manifestações – certamente, o maior evento foi a campanha pelas eleições diretas – COM A GLOBO CALADINHA;

SEGUNDO: Após a eleição do presidente pelo colégio eleitoral (que de colégio só tinha o nome, pois se tratava do regresso nacional, que já era especialista em pizzas), tivemos uma tal de Nova República (que de nova só tinha o nome)... Como sempre, novos rótulos para velhas figuras, que pra se ter uma idéia, um dos manda-chuva do Maranhão virou presidente, e ainda hoje (que nem camaleão) foi adaptando sua cor ao momento político (sendo um dos aliados do governo;

TERCEIRO: Após o desgoverno Collor com o confisco da caderneta de poupança, com protestos dos caras–pintadas (manifestações populares que levaram ao impeachment), se percebe que o povo tem realmente força... MAS, em nosso país, se vive de faz de contas e, os exploradores continuarão explorando com a ajuda dos explorados...


Continuamos de jeitinhos e arrumadinhos com os espertos amparados tanto pela lei de Gerson (levando vantagem em tudo), quanto pelas benesses do desgoverno; donde se conclui que é preciso mudar a estrutura social e, essa mudança começa com a mudança no coração de cada um...

Vale salientar que o problema não é apenas ter um regresso nacional com suas pizzas e um governo distribuindo favores e bolsas... O problema é ter uma população que acha que mudanças se faz apenas com protestos nas ruas...


Considerando o momento de tantas manifestações (espalhadas nos grandes centros urbanos do país), lembro que um grave problema em nosso país é que se protesta pela latrina aberta e nada se faz pra colocar a mão e consertar a tampa da latrina... Nosso país, considerando o aspecto é uma latrina aberta que fede e, dependendo do momento, o cheiro incomoda muito... MAS, na hora do conserto o mesmo cidadão que protestava tira o corpo fora pra não consertar a tampa da latrina por dois motivos: Risco de sujar as mãos e comodismo...


É bom dizer que outras pessoas estão erradas, desde que não seja sozinho, diante de um espelho... A pessoa sempre se acha correta e o restante da população errada... Lembro a história de uma mãe assistindo ao desfile onde estava o filho participando, quando chega alguém e pergunta qual o filho dela e, ela responde: Aquele que marcha certo, enquanto o restante da turma está marchando de forma errada...


É necessário lembrar algumas coisas:

Primeira: Muitos dizem que nossos representantes estão errados, mas no lugar deles faria igual;

Segunda: Os que se dizem representantes do povo não estariam lá por acaso, antes foram colocados lá (muitas vezes com o apoio das bases);

Terceira: Se alguém oferece uma carona, antes de colocar o cinto escuta algo mais ou menos assim: Aqui não precisa, pois não tem blitz – É cinto de Segurança ou livra multas???

Quarta: Algumas vezes se diz que o troco a maior não teria problemas, pois a pessoa entregou com a própria mão – Mas será que o erro consiste nisso???


A relação seria imensa, mas os exemplos listados já são suficientes pra se ter uma noção do problema da nação atolada em tamanho mar de lama...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 20/06/2013
Reeditado em 21/06/2013
Código do texto: T4350735
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.