POR QUE O TEXTO PODE (ou não) FALAR (?!) – 2 ...



No texto anterior: POR QUE O TEXTO PODE (ou não) FALAR (?!) - 1... Disse:

O texto pode (ou não) falar, porque sendo uma forma de comunicação produzir um texto implica ter alguma coisa pra dizer... Ou seja: Sendo o texto uma forma de comunicação, produzir um texto implica ter alguma coisa pra dizer e assim sendo, implicará saber dizer o que se tem que comunicar, sendo este (a forma como se escreve algo) o maior motivo de tantos problemas de comunicação entre pessoas...

EIS PORQUE, vale a pena boas regras de comunicação, para que, tanto quem o autor de um texto saiba dizer o que pensa, quanto o leitor de um texto entenda o que o autor quis dizer ao compor o texto...

Isso pode ser ilustrado com o exemplo da falha de comunicação (simples) na forma como o telegrama de um comandante ao oficial (sob suas ordens), que precisava da resposta para completar a missão (de que fora incumbido), junto a uma tribo de índios:

O líder do pelotão perguntara (por telegrama): TRIBO CERCADA. PASSO FOGO???

Resposta do comandante (por telegrama): NÃO. TENHA MISERICÓRDIA. O problema é que o telegrafista esquecera de colocar o primeiro ponto (após a palavra não, e a resposta ficou: NÃO TENHA MISERICÓRDIA.)...

Com um exemplo bem simples, é possível ver que diariamente estão acontecendo erros em nosso meio e, por coisas simples, muitos resultados desastrosos ocupam as páginas de jornais, as vezes apenas por descuido de quem transmite uma mensagem...

ASSIM, como no momento atual (na sociedade pós–moderna) aparentemente seria mais necessário a quantidade ao invés da qualidade, se escreve de qualquer forma sem pensar que os detalhes ou as entrelinhas seriam importantes na mensagem como um todo...

Ou seja: A questão não se resume em escrever, mas no que escrever...


PORTANTO, seja qual for a opinião (a ser dita num texto) valerá a pena a formo como estivermos dizendo, haja visto que, será pela forma como se diz que poderão levar a sério algo que se esteja dizendo...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 13/06/2013
Código do texto: T4339920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.