Da simplicidade

Na vida, tudo quanto existe e nos acomete, há uma maneira, um jeito simples para se compreender e viver bem. Mas sabemos que o mundo (que jaz no Maligno), tudo nos ensina, só não ensina o essencial que é tirado da centralidade do ser e reverenciado no ter.

Uma coisa é certa, “sei que tudo quanto DEUS faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz DEUS para que os homens temam diante dele”. (Ec. 3:14)

Hoje entendo e aceito que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. (Ec. 3:1)

Desta forma, para vivermos e sentirmos a simplicidade, devemos deixar de lado o imediatismo a queima-roupa que a tudo buscar ofuscar, requerendo respostas e atitudes de um ontem, que já passou; ou de um amanhã, que nem chegou, nos levando a irritação que facilmente desespera, que nada pode resolver e aplacar as consequências do impensado momento fugaz, nos condicionando a dizer coisas, fazendo-nos sofrer depois.

Pois se mergulharmos na agitação e nos deixarmos tomar e envolver-nos pela ira, pelo furor da ocasião, as coisas tendem a se obscurecer e deteriorar num instante a relação (fundamento de uma vida em comunhão).

Assim, nosso posicionamento, atitude vigilante e com cautela (cuidando das palavras proferidas), mas principalmente com paciência, que é filha da esperança, é o que pode nos possibilitar um bem estar no espírito, tranquilo e sereno estado de ser, não abalando-nos sob nenhuma circunstância, sabendo o que fazer/dizer.

Neste sentido questiona o Divino Mestre Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto as coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?” (Lucas 12:25/26)

Deste modo, o mundo no qual estamos, precisamente a sociedade urbana, busca a cada instante injetar uma falsa necessidade de um amanhã, quando nem mesmo o hoje chegou ao término do seu labor(trabalho) e se completou, gerando a implacável e voraz, ansiedade.

Em concomitância a esta questão, pontua Jesus Cristo: “ Portanto, não vos inqueteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. (Mateus 6:34)

Logo, em sua medida e proporção, como diz um amigo: “cada minuto é um milagre”, dádiva do Criador.

No demais, viver na simplicidade é andar nos caminhos de Jesus Cristo, caminho de sabedoria, que consiste em viver; um dia de cada vez.

Chazak Ve’ Ematz’ Hashem

(Seja forte e fortalecido(a) em DEUS)

em nome de Jesus Cristo,

através do Espírito Santo