O PERDÃO
Mauro Martins Santos
Tomando o grade barco da leitura, no lançamos em viagem pelo mundo. Pensando, olhando para as imensidões nos vem à mente, frases, alusões, parábolas, metáforas, contos e histórias diversas. Nos chegam à imaginação, as palavras de Jesus em suas lições de Mestre, e também das demais criaturas que Deus abençoou com a sabedoria, a inteligência.
Salomão o sábio dos sábios das escrituras sagradas, foi sábio até ao pedir o que mais queria: sabedoria. Agostinho de Hipona, nos deixou a essência de seu doutorado teológico, adquirido por indução divina: - "Cuidado com o homem de um livro só". Cuidado também a nós, ao interpretarmos a frase de Agostinho, ao lê-la, para a interpretarmos de forma correta.
Quis dizer o santo, para termos cuidado com o homem que leu um só livro (de um livro só) porque este sempre será o rato do "Quem roubou meu queijo", nunca aceitará outra opinião que não seja a sua. De sua própria mente e a retirada das poucas linhas de um só livro.
Não proporcionou a si mesmo o embate da dúvida, não leu outros livros para haver confronto, onde em sua mente, sua alma, seu espírito, iriam aflorar deduções, perguntas suscitadas pela dúvida, e descobertas pela pesquisa. Quem não duvida, não busca a verdade. E a busca da verdade nos leva para fora do túnel escuro. Buscando a verdade, aquela luz lá adiante, vamos discernindo o caminho das pedras no escuro, cujo bruxulear da claridade longínqua somente oferece formas grotescas, apenas suficientes para desviarmos sem tropeçar.
Toda empreitada, o homem deveria iniciar - sempre - invocando o auxílio de Deus - disse um sábio.
Notem: - o auxílio de Deus. Não que ele nos faça o trabalho que nos compete fazer. "Que Ele nos dê forças conforme o peso de nossas tarefas, e não pesos conforme as nossas forças."
Devemos seguir pelos caminhos da vida, com amor, o amor de Paulo (de Tarso) que se transformou no apóstolo do amor. Antes disso, antes de ser transformado, foi o maior perseguidor de Jesus Cristo. Já pensaram todos, se não houvesse o divino perdão ou o Perdão Divino. O que seria de Paulo? E do ladrão ao lado da cruz de Cristo: - "Mestre, lembrai-vos de mim quando entrares no paraíso." Gostaria eu, sem nunca ter sido um criminoso, ter a fé com que aquele ladrão pôs em suas palavras! Com arrependimento eficaz. Arrepender-se, é perdoando a si próprio estar apto a pedir o perdão de Deus. Se você não se perdoar a si mesmo, difícil será pedir perdão a Deus de forma eficaz. Se não consegue perdoar nem a si vai perdoar alguém? Perdoe-se e como disse Jesus à mulher que iria ser apedrejada por adultério: -"Onde estão os que iam te apedrejar?" (Todos largaram as pedras quando o mestre falou; - Quem não tiver pecado algum que atire a primeira pedra.) Em seguida disse:- Se eles não te condenam nem eu te condenarei. E completa: - Vai, e não peques mais. ( Um dos maiores exemplos de perdão das escrituras)
SE NÃO CONSEGUES PERDOAR AOS OUTROS, NÃO SERÁS CAPAZ DE PERDOAR NEM A TI. PORQUE NO TEU ÍNTIMO ESTÃO TODAS AS FACULDADES DO SER E DO QUERER