PENSANDO SOBRE O QUE SE DIZ ...


Quando se pensa sobre a implicação do que se diz, será possível sustentar, retirar ou ampliar o que se diz; de forma que se possa mirar melhor o alvo proposto – por isso, escrevo sempre tendo em vista alcançar uma realidade menos injusta, menos desumana e melhor para todos (sem distinção)...

ASSIM, elaboramos o texto anterior: PRESENTE DA MAMÃE, FIADO??? Em que falei sobre o mau costume do comércio passar aperna nos consumidores, com propaganda enganosa sobre datas comemorativas:


Estamos iniciando uma semana especial, porque estaremos vivendo a expectativa do DIA DAS MÃES... E, exceto a sede por lucros da indústria e comércio, o Dia das Mães é um momento especial...

Até acho que o que atrapalha as homenagens é esse negócio do comércio fazer excesso de propaganda (enganosa), querendo vender alguma coisa pra que os filhos presenteiem as mães... Não é apenas crítica, mas, nada das casas comerciais dizerem sobre a importância de uma mãe na administração de um lar... O negócio é fazer propaganda enganosa estimulando filhos a se endividarem, como se isso (filhos endividados) não indicasse uma mãe relaxada que não ensinou seus filhos a não viverem gastando o que tem (ou o que não têm) com compras a prazo...

Sendo curto e grosso, direi: Se comprar fiado fosse bom pra o cidadão (ou cidadã), pobre não teria direito de se endividar...

Em meu achômetro, vender fiado (a prazo) é bom pra dono de loja e ruim pra cliente... Começando pelo fato que o cliente terá que pagar mesmo e o dono da loja jamais perde...

DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS!!!


ASSIM, PENSANDO SOBRE O QUE SE DIZ... diria que o melhor que uma mãe espera dos filhos é que esses vivam melhor e uma vida melhor não teria dívidas...

Não sou nenhuma mãe (e não pretendo ser), mas acho que ver filhos bem é o melhor presente que a verdadeira mãe espera...


Quando falo sobre propaganda enganosa é considerando que coisas como eletrodomésticos ou utensílios do lar são dever e responsabilidade do marido ou dos filhos comprarem em qualquer época e jamais com desculpas de um presente pelo dia das mães – Lembraria que, em todo tempo e lugar, uma mulher faz o possível (e as vezes o impossível) pela alimentação da família e assim, fogão, geladeira e outras coisas como faqueiros, não devem fazer parte de presentes pelo dia das mães, até porque a falta de itens assim é sinônimo de descaso do homem da casa...

Por outro lado, filhos endividados indicam pais descuidados com a educação financeira da família... Num linguajar coerente, direi: A indústria e o comércio precisam aprender a ser menos apelativos nas datas especiais, porque isso indica que a única coisa que sabem fazer é viver a prática do tudo por dinheiro... Depois ainda se reclama que temos gatunos demais...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/05/2013
Reeditado em 06/05/2013
Código do texto: T4277559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.