ANÁLISE E REVISÃO DE TEXTOS

Sê muito bem-vinda ao meu coração antigo. Que estejas bem e em paz com os teus afetos... Dei uma chegada ao teu blog e li alguns dos teus escritos, os quais são, sob o aspecto formal, muito mais textos em prosa poética do que poemas (com Poesia). Percebi que há muito pouca utilização do sentido conotativo das palavras, devido à falta das FIGURAS DE LINGUAGEM, especialmente o emprego das metáforas. Não quis deixar estas colocações no teu blog porque eu poderia vir a ser mal entendido e, também, o que ora escrevo (estritamente dentro dos parâmetros literários) poderia ser explorado por algum maledicente que nada estudou ou leu de teoria literária... Entendes? Há muita gente, na net, que deseja pôr em demérito os irmãos-escribas, por entender que são concorrentes, e, por isso, apresentam críticas descabidas, com forte utilização de menoscabos, sempre com a mais-valia nas palavras do criticante e só nelas... Informo, também, que só realizo apreciações críticas ou análises literárias no Recanto das Letras, site para escritores, porque lá estão os meus arquivos de crítica, sendo que toda da minha obra está disponível para ser copiada, visto que entendo que o meu texto não me pertence, e, sim, ao eventual leitor. Portanto, não aponho reserva total de direitos autorais. Vai pelo link http://www.recantodasletras.com.br/autores/moncks . Acaso queiras receber meus pitacos analíticos, procura fazer comentários aos textos e ler os de classificação TEORIA LITERÁRIA, ENSAIOS e alguns TUTORIAIS, etc., estabelecendo-se, assim, um princípio de reciprocidade, ao mesmo tempo em que vais obtendo afinidade com os códigos pessoais e entendendo o meu pensamento teórico. De nada te adiantarão os estudos de minha lavra, se não conheceres o que digo através dos textos específicos sobre alguns temas literários, certo? Cadastra-te no Recanto das Letras e publica a tua obra. Lê os autores lá publicados e irás formar leitores que sempre darão uma espiadela nos teus textos. E isso leva tempo. Tens de criar admiradores pelo talento de tua criação... De nada adianta, a meu ver – repito – publicar análises e algumas opiniões mais extensas em blogs individuais, porque acaba servindo somente para o autor criticado, e se torna pouco funcional para uma maior gama de receptores, por falta destes nos estritos limites dos blogs referidos. Sempre será aconselhável publicar os textos, especialmente de novatos e novos, em sites para o aprimoramento de escritores, mesmo que os níveis estéticos de cada um, especialmente em Poesia, sejam muito diferenciados. Estou às tuas ordens como crítico literário e revisor de textos, profissionalmente, para publicações em prosa e verso. Agora já tens o caminho a seguir pra gente vir a se encontrar mais...

– Do livro A FABRICAÇÃO DO REAL, 2013.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/4251392