O PENSAMENTO ARCAICO

Meu estimado poeta! Sim, estou ficando jurássico, dinossáurico de corpo, mas a cuca resiste em mim, como criatura, desde a idade dos primeiros conhecimentos. Estou mais antigo, usado de mundo, mas não perdi a cisma com o desafio das mudanças. É a velha história do comunismo e do socialismo. Segundo os manuais ortodoxos de política, história e sociologia, um se faz por revolução, com impacto deletério e sequelas; o outro por evolução. Tudo com base na organização usual da sociedade... E é o que estás a fazer com a pertinácia e insistência do espírito cosmopolita, metropolitano (que está fortemente em ti) aí na cidade provinciana em que moras atualmente. Só não vale perder o vezo do contato permanente com as cabeças abertas, na universidade, nos grupo de arte e poética, com viva atuação no associativismo dos ativistas locais que se imolam altruisticamente pela Confraternidade, e, desta sorte, incentivando a provável influência destes sobre o espiritual nativo. O conservadorismo é a tônica nos redutos interioranos... O Novo é sempre um monstro para aqueles que não aceitam as mudanças. E a Poesia, no caso, é poder de palavra ao público e caixa de ressonância na imprensa falada, televisiva e impressa. E mais: pela internet, que vai mais longe ainda. Tua voz tem de andar até nas lavouras de milho, alfafa e feno, sempre com a doçura irrevelada do mel. Cabe aos experientes de mundo a tarefa de levantar a poeira e tentar ajudar na colocação de vestes novas sobre o pensamento arcaico ou bisonho... Cada ativista cultural, pelo seu trabalho, é uma fonte dialética em direção ao contemporâneo, em qualquer lugar do universo.

– Do livro A FABRICAÇÃO DO REAL, 2013.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/4223500