Vil metal ou pessoa.
Vil metal ou pessoa.
Expressão usada para dizer que o “dinheiro não presta”, verifiquei no dicionário e encontrei o significado de “vil”: Adj. 1. De pouca conta, insignificante, pequeno; pobre, mísero; mesquinho, humilde. 2. Que repugna ao brio. 3. Infame, torpe. 4. Que degrada o homem. S. 5. Pessoa desprezível.
Como se vê, de cara, a frase contém o equívoco de personificar o “metal”, tornando-o tudo o que significa...
Acreditando não ser necessário remontar à história (escambo) da origem do dinheiro como o vemos hoje, alguns “detalhes” são esquecidos (no tempo)...
Dinheiro, antes de tudo, representa energia: energia de trabalho na sua obtenção. Se este trabalho é digno, é o ideal que se espera, pois alguém trabalhou para tê-lo.
O dinheiro, obtido com o esforço (ou energia) de alguém, também representa todos os produtos e serviços que são remunerados (pagos) para a sua utilização ou aquisição. Logo, ao invés de se andar por aí, por exemplo, com um boi, anda-se com o seu valor correspondente em dinheiro (muito menor, e mais prático)...
Enfim, não é o boi que é vil... mas, sim, eventualmente, a pessoa que o detém.
Por outro lado, sendo energia, não há dúvida de que a sua ambição pode levar a conflitos, lutas, guerras... Entretanto, de qualquer sorte, mesmo nesses casos, não é o dinheiro em si que pode fazer “mal”, e, sim, a vil pessoa...
Dentro dessas obviedades, às vezes nos esquecemos de que é necessário ter este “metal”, que também representa o alimento diário, para podermos viver e sobreviver, pois essa forte forma de energia traduz a própria força básica ou elementar da existência humana, e sem ela não há como viver, ou subsistir na sociedade moderna...
Bjs.
Rodolfo Thompson. 01.04.2013.
Ps. Entretanto, a fortíssima forma de energia está no que revela Santo Lucas 4,4: - “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.”