QUANTO VALE UM SORRISO?

A gente olha para um recém-nascido, geralmente, enquanto dorme, e podemos vê-lo, de um modo impressionante, esboçar um sorriso ligeiro e gostoso. Então sempre nos perguntamos: “Do que será que ele está rindo?” Mesmo sem sabermos a razão e o porquê do sorriso do bebê, de uma coisa sabemos: O sorriso, sempre, brota nos lábios, como reação de um bem estar, de algo bom que sentimos, de um estado de espírito alegre e feliz. Ao longo de toda a nossa jornada neste mundo, o sorriso irá nos acompanhar e fará da nossa caminhada, ainda que dura e difícil, um fluir de leveza, tranquilidade e paz. Já imaginou se não houvera sorrisos? Se tivéssemos todas as demais expressões, menos a do sorrir, do gargalhar? Por isso, concluo que o sorriso é uma das coisas mais maravilhosas que Deus criou. Sorriso é um presente do Criador é uma dádiva incomparável, uma expressão divina, colocada em rostos humanos. Quantos encontros são iniciados com um sorriso correspondido. Hoje, mesmo, quantos sorrisos você deu e nem os percebeu. Mas, contagiou, influenciou, abençoou aqueles que foram alvos do seu sorrir. O sorriso é tão poderoso em sua vida que, se porventura você tiver um inimigo, uma coisa que o incomodará todas as vezes, é ver você sorrir. Por vezes, é o sorriso que nos apresenta a uma pessoa estranha que acabamos de conhecer e quantos namoros que viraram casamentos, iniciados por um largo ou tímido sorrir. Há pessoas, inclusive, que são conhecidas pelo sorriso. Conseguem sorrir de tal maneira pra gente, que é impossível não perceber, não receber, não se deleitar em tal sorriso contagiante que ele dá. Portanto, sorria agora, sorria sempre, sorria toda hora, sorria mais. O sorriso lubrifica os relacionamentos, nos aproxima das pessoas, descontrai as tensões da vida e transforma o ambiente em que vivemos. Sorria, espalhe sorriso. Isso, mesmo, semeie sorriso por onde você andar e você colherá frutos do sorrir. Sorrir faz bem para o coração, para a mente e para a alma. Sorrir é uma recomendação de Deus quando diz: "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”(Pv 17.22). Aprendi, desde a minha adolescência, uma frase que me acompanha até hoje, mesmo sem descobrir ainda, o seu autor. Porém, tem marcado a minha vida quando diz: “Sorria. Mesmo que seja um sorriso triste. Porque mais triste do que um sorriso triste, é a tristeza de não saber sorrir”.