Crer e aprender – diferenças fundamentais
Aprendizagem na Fé Cristã e aquisição de conhecimento humano têm diferen-ças fundamentais. Especialmente na visão de ser humano. A ciência diz que o ser hu-mano é fundamentalmente bom. A educação trabalha o potencial de crescimento in-tegral de cada criança. Na Escola apostam-se no desenvolvimento do intelecto (adqui-rir conhecimentos), no aperfeiçoamento moral (bondade) e na socialização. Formam-se bons cidadãos para a vida em sociedade.
Na Fé Cristã o objetivo é formar discípulos de Jesus, que levem adiante seu E-vangelho. A Bíblia afirma que o ser humano não é bom, mas é pecador por natureza. Somos falhos e limitados. Erramos o alvo de nossas vidas. Afastamo-nos de Deus e de seus caminhos. Mas, ao mesmo tempo em que revelam o lado mau e pecador da pes-soa, as Escrituras enfatizam a bondade e o amor de Deus, o Pai. Ele confere dignidade a seus filhos e filhas. Temos valor. Somos importantes. Somos criativos, sim. E temos potencial para o crescimento, porque nos foram dados pelo Criador, o autor de toda a criatividade.
Esse potencial de crescimento pode e deve estar a serviço do Evangelho. Deus nos concedeu dons e capacidades para servir ao próximo, amar o diferente, acolher o excluído... É a mão do amor que estendemos ao semelhante e a toda a criação. Esse aperfeiçoamento, no entanto, não pode ser aplicado na relação espiritual, de modo que houvesse um tipo de “evolução espiritual”. Jamais! Recebemos dons e capacida-des com muita humildade e gratidão a Deus. Acolhemos Jesus Cristo como único Sal-vador e Mediador entre o Pai e seus filhos. Essa é a mão da fé no Cristo Ressurreto!
Alguém poderia afirmar que o Cristianismo tem uma visão negativa demais do ser humano. Engrandecer a pequenez e a humildade parece deprimente! O mundo busca prestígio e ascensão social! Respondo que a visão cristã é realista. Não embarca num humanismo otimista. Sabe que o ser humano é, ao mesmo tempo, santo e bom e pecador e perverso! Por isso necessitamos da graça, do perdão, da paz que somente o divino Fabricante oferece. Afinal, ele fez essa fascinante “máquina"...
Pra concluir: o Cristianismo não é a favor da preguiça mental, nem da ignorân-cia intelectual. A fé cristã não vai contra o esforço humano em aprender, pesquisar, inventar. A humanidade muito deve ao legado de pessoas cristãs em todas as áreas da ciência, como o matemático Pascal, o músico Bach, o filósofo Kierkegaard. Com suas descobertas e obras, esses cientistas de seu tempo quiseram honrar o Criador. Certa-mente não tinham consciência do bem que fariam à humanidade... Sua humildade nos inspira! Imitá-los hoje mudará o mundo para sempre!